Topo

"Detona Babu!": Brasileiro cria jogo do ex-participante do BBB20

"Detona Babu!" te coloca para jogar freneticamente embalado ao som de "Descobridor dos Sete Mares" em 8-bits  - Divulgação/BrunoOkada
"Detona Babu!" te coloca para jogar freneticamente embalado ao som de "Descobridor dos Sete Mares" em 8-bits Imagem: Divulgação/BrunoOkada

Amanda Santos

Do START, em São Paulo

30/04/2020 04h00

Da periferia carioca para o reality show, e do reality show para um game independente da periferia paulistana. Entre dez paredões, nenhuma liderança e pouquíssimos aliados, o "paizão" do Big Brother Brasil 2020, Alexandre Santana, fez história no reality e agora, nos jogos.

"Detona Babu!" é o primeiro jogo inspirado no artista, e pode ser jogado gratuitamente. O game repercutiu nas redes sociais, rendendo pico considerável de quinhentas pessoas jogando simultaneamente, 5 mil views e mil curtidas nas redes sociais.

O despretensioso jogo surgiu da periferia de Santo André, em São Paulo, por iniciativa do designer gráfico Rafael Braga, de 31 anos. Em pixel art, o jogo apresenta o personagem do Babu logo de cara, com seu pente-garfo no black, em queda livre ao som de Tim Maia e desviando de inúmeros paredões.

via GIPHY

Rafa Braga contou em conversa com o START que usou seu tempo livre na quarentena para ajudar projetos na parte de arte, "até mesmo os que estão envolvidos no combate à Covid-19", falou o designer sobre as pequenas iniciativas que o inspirou a criar o jogo do Babu.

DetonaBabu 6 - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Jovem é da periferia de Santo André, em São Paulo
Imagem: Arquivo Pessoal
A produção foi bem rápida, vi um tweet do ilustrador Bruno Okada com uma arte misturando o Babu com Detona Ralph, achei muito divertido, fiz uma brincadeira com os amigos do Twitter de que 'devia fazer um jogo sobre isso', e vi ali que podia fazer um joguinho disso e foi tudo muito rápido

É um jogo não muito complexo. O produtor já havia treinado pixel art em Game Jams, o que facilitou ainda mais a criação de "Detona Babu!". "Ficou bastante divertido, eu apliquei meu conhecimento, e já tinha essa vontade de fazer algo para dar visibilidade para o meu trabalho, mas não esperava algo assim para agora", conta.

Desempregado, Rafa faz freelas, é ativista, produz pôsteres maneirões e contou para o START como encontra em várias frentes uma forma de desenvolver sua veia artística.

START: Qual foi o pontapé inicial para a criação do "Detona Babu!"?

Rafa Braga: A inspiração do jogo foi testar mecânicas, conhecimentos, minha arte e aplicar isso em uma, duas telas e fazer um jogo bonitinho, que fosse apresentável. A inspiração foi a arte do Detona Babu como o Bruno Okada fez no tweet dele. Eu torcia muito pro Babu, gostei muito dele dentro do Big Brother e acabei criando o jogo.

DETONA BABU!!! #BBB #BBB20 #FicaBabu #BabuSantana #quadrinhos #tirinhas #cartum

Uma publicação compartilhada por Bruno Okada (@bruno_okada) em

A inspiração é totalmente em homenagem conforme minhas possibilidades pro Babu, porque ele é uma inspiração pra todo negro periférico, isso vem de muito antes do BBB20, pra mim que eu me identifico com ele, pelo recorte social, pelo meu biotipo, você vê alguém na TV e você se identifica

START: Então a inspiração é de longa data, é isso?

Rafa Braga: Admiro ele de muito tempo, a primeira vez que me lembro de ver um trabalho dele foi em "Estômago" e "Tim Maia", sempre acompanhei muito o Babu como ator, e com o BBB passei a me identificar com ele. O público se engajou muito nesta edição do BBB e comigo não foi diferente, só usei um tema e um timing legal e deu bastante certo.

Outras inspirações do designer é sua irmã, "foi a primeira pessoa a entrar na faculdade, passou em primeiro lugar na Centro Universitário FEI"; Erick Baroni, criador de Stardew Valley; e os brasileiros Pedro Medeiros e Amora Betanny, criadores de Celeste.

Stardew Valley - Divulgação/StardewValleyWiki - Divulgação/StardewValleyWiki
Stardew Valley é resultado de cinco anos de trabalho do desenvolvedor Eric Barone, inspirado na série "Harvest Moon"
Imagem: Divulgação/StardewValleyWiki

START: E quem é Rafa Braga, game dev de periferia, antes de "Detona Babu!"? Quais são seus sonhos e como é sua luta diária por um espaço na indústria de games?

Rafa Braga: Sou pixel artista, venho tentando me especializar nisso só que é um mercado bem pouco inclusivo principalmente pra gente que vem da periferia. Desde 2018 busco galgar um espaço, comecei a ver projetos que eu pudesse colaborar, onde eu pudesse aprender, como Game Jams, e então participei de um projeto que fazia um jogo sobre o Machado de Assis junto com a Xondaro, equipe dentro da Universidade Federal do Rio Grande. Com alguns amigos, focamos neste projeto de educação, bem lúdico, queríamos desenvolver para quem está estudando no Vestibular.

via GIPHY

START: Então este foi o projeto mais elaborado que já participou até então como pixel artista e game design?

Rafa Braga: Sim! No começo de 2019, nosso projeto foi convidado para expor na PerifaCon 2019, preparamos um modelo, fomos com o que a gente tinha, mesmo sem nossa equipe ter tanta experiência, focamos em trazer tudo o que produzimos na feira.

DetonaBabu 3 - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Feira geek da periferia aconteceu no Capão Redondo, em São Paulo
Imagem: Arquivo Pessoal

Foi demais, a gente participou da sala de jogos do PerifaCon, foi uma coisa que mudou paradigmas participar ali, expor ali conhecemos outras equipes que estavam na mesma vibe, gente periférica e fizemos muito contatos, conheci vários devs independentes e periféricos

START: PerifaCon foi a resposta que muitos desenvolvedores, quadrinistas e criadores de conteúdo geek e nerd da periferia buscavam, que era ter suas vozes ouvidas. Como foi após isso?

Rafa Braga: A partir daí surgiu muita oportunidade bacana para mim, tive oportunidade de participar a convite do PerifaCon em mesas de debate no SESC, fui pela primeira vez na CCXP 2019 convidado pela Oi e novamente pelo pessoal da PerifaCon como artista de jogos, foi a primeira vez que consegui enxergar alguma perspectiva e foi aí que comecei a tentar me desenvolver cada vez mais como artista de jogos, participar de Game Jams, treinar mais a minha parte de artística e tentar me mostrar aos poucos conforme eu posto, conforme o trabalho deixa, que agora na quarentena eu tive mais tempo.

Detona Babu 2 - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Rafa Braga ao lados de outros desenvolvedores de games da periferia na CCXP 2019
Imagem: Arquivo Pessoal


START: O BBB20 acabou, e apesar da saída da estrela do Vidigal, como você imagina se o jogo chegasse às mãos de Babu?

Rafa Braga: Era difícil ele chegar até a final, eu sei como tem que se batalhar quando é negro, fico muito feliz que a Thelma ganhou, é uma vitória que a gente tenha sido tão bem representado por eles, eu ficaria completamente maluco se eu visse o Babu jogar isso.

Fiquei em choque quando a equipe do Babu viu o jogo

Detona Babu 4 - Divulgação/MundoNegro - Divulgação/MundoNegro
De dentro do reality, Babu serviu de inspiração para uma imensa comunidade
Imagem: Divulgação/MundoNegro

START: E daqui pra frente quais são seus projetos após a repercussão do seu jogo?

Rafa Braga: Pretendo continuar com os fangames, eu faço alguns tutoriais para adolescentes aprenderem sobre pixel art e a desenvolverem games. Há muito jovem na periferia que quer aprender sobre mas não tem acesso. Tenho muita vontade de montar um projeto que ensine isso a eles, qualquer estímulo mínimo que seja já pode incentivar eles a seguir esta carreira.

via GIPHY

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol