Topo

Setembro Amarelo: jogo grátis ensina como identificar e lidar com depressão

Jornada do Acolhimento - Reprodução/Janssen
Jornada do Acolhimento Imagem: Reprodução/Janssen

Do Start

Em São Paulo

01/09/2021 11h51

Como parte do Setembro Amarelo (campanha de conscientização sobre saúde mental ao longo do mês), foi lançado hoje (1) o jogo online gratuito Jornada do Acolhimento, que aborda a depressão. Ele pode ser acessado neste link.

O game oferece dez personagens jogáveis em três desafios diferentes: alguém que está descobrindo a própria depressão, alguém já no processo de tratar a doença e alguém que precisa ajudar uma pessoa depressiva.

Jornada do Acolhimento - Reprodução/Janssen - Reprodução/Janssen
Imagem: Reprodução/Janssen

Em cada uma delas, a mecânica é a mesma: utilizando as teclas e barra de espaço no teclado, o jogador interage com o ambiente e toma decisões para identificar ou lidar melhor com o problema. Alguns minigames também simulam atitudes que podem ajudar no processo, como exercícios físicos e boa alimentação.

Ao final, o jogo leva ao Mapa da Saúde Mental - um recurso interativo para encontrar opções de tratamento, inclusive gratuitas e/ou virtuais.

Jornada do Acolhimento - Reprodução/Janssen - Reprodução/Janssen
Imagem: Reprodução/Janssen

A iniciativa foi criada pelo Movimento Falar Inspira Vida, uma parceria da farmacêutica Janssen, do CVV (Centro de Valorização da Vida), da ABRATA (Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos) e outras entidades.

O site do Movimento também inclui um documentário sobre depressão e outros recursos para quem precisa enfrentar a doença.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol?
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol