PUBLICIDADE

Topo

Entrevista: Game brasileiro Dolmen quer ser mais do que um soulslike

Dolmen - Divulgação/Massive Work Studio
Dolmen Imagem: Divulgação/Massive Work Studio

Giovanna Breve

Colaboração para o START

19/06/2021 04h00

Entre os anúncios de Elden Ring e as novidades de Zelda: Breath of the Wild 2, o game brasileiro Dolmen ganhou certo destaque durante o período da E3 2021 como uma das novidades da Prime Matter, a nova produtora de games do mercado.

Para saber mais do projeto, que lembra Dead Space com uns toques dos games da From Software, o START conversou com Henrique Heltai, CEO da Massive Work Studio. Ela conta como Dolmen não quer ser só mais um soulslike.

Identidade Souls

A história de Dolmen é bem ficção científica e se passa em um universo onde a humanidade colonizou vários sistemas solares utilizando a tecnologia e a manipulação genética para se adaptar às condições.

No planeta Revion, o jogador deve explorar e descobrir os segredos do lugar, como uma espécie desconhecida e os misteriosos cristais Dolmen.

Game brasileiro Dolmen - Divulgação/Massive Work Studio - Divulgação/Massive Work Studio
Coletar os cristais é um dos objetivos no game
Imagem: Divulgação/Massive Work Studio

Já no gameplay, Henrique conta que Dolmen bebe de grandes títulos do soulslike, como Bloodborne e Dark Souls, mas carrega uma identidade própria:

A gente quer trazer uma experiência única para o jogador, não quer só um soulslike. A gente quer ter uma identidade
Henrique Heltai, CEO da Massive Work Studio

E como a equipe pretende criar essa identidade? Se inspirando em sistema de craft de Dragon Age: Inquisition aqui, uma narrativa de terror cósmico à lá H.P Lovecraft acolá, além de um visual com referências de Dead Space, Doom e a série de filmes Aliens.

Longa jornada

Dolmen apareceu como um dos jogos da nova produtora Prime Matter, mas até chegar aí, o projeto passou eventos nacionais e de fora, campanhas de financiamento e alguns percalços.

Game Brasileiro Dolmen - Divulgação/KochMedia - Divulgação/KochMedia
Jogo está há cinco anos em desenvolvimento
Imagem: Divulgação/KochMedia

Em desenvolvimento desde 2016, o game foi exposto em eventos como a BGS, GDC (Game Developers Conference) e Gamescom.

Em 2018, a Massive Work Studio realizou duas campanhas pela plataforma Kickstarter. A primeira não alcançou o estimado, então os desenvolvedores reformularam o valor, metas estendidas e recursos extras.

Na segunda campanha conseguiram arrecadar cerca de US$20.272 mil.

O CEO confessa que acreditava que a campanha teria mais sucesso, mas sabe que foi uma fase importante para o desenvolvimento de Dolmen. "Foi um ponto importantíssimo para receber feedback do produto [...] e melhoramos os pontos que estavam fracos. Foi uma etapa necessária", diz Henrique.

Parceria Prime

Mesmo com a campanha bem-sucedida, a Massive ainda estava em busca de uma produtora de games e a chegada da Prime Matter se deu em 2019.

A Seat 7, empresa parceira que faz o comercial da desenvolvedora, ficou sabendo que a Koch Media abriria uma publisher, então a empresa entrou em contato e firmou a colaboração.

"É fundamental o aprendizado e o desenvolvimento em equipe. Prime Matter no ajuda no desenvolvimento e a equipe fica muito motivada". Conta.

Game brasileiro Dolmen - Divulgação/KochMedia - Divulgação/KochMedia
Dolmen terá combate com tiros e também armas corpo a corpo
Imagem: Divulgação/KochMedia

Questionado sobre a produção do jogo em uma pandemia, o CEO reconhece o privilégio que tanto a Massive Work Studio quanto alguns estúdios não sofreram quanto outros setores.

A sede fica em Natal, capital do Rio Grande do Norte, mas a equipe já trabalhava de forma remota por ter funcionários espalhados pelo Brasil e até no exterior, como Austrália, Espanha e EUA.

Henrique Heltai CEO Massive Work Studio - Divulgação/Massice Work Studio - Divulgação/Massice Work Studio
Imagem: Divulgação/Massice Work Studio

Quem trabalha com jogos, foi uma das poucas áreas que não sofreu [na pandemia]. Muito pelo contrário, as pessoas ficaram mais em casa e jogaram mais. Então, para o cenário de desenvolvimento foi muito bom e a produção não afetou tanto pois a gente já trabalha remotamente

Por enquanto, Dolmen não tem uma data de lançamento, apenas foi divulgado que vai ser lançado em 2022 para consoles como PlayStation 4 e PlayStation 5, Xbox One, Series X e PC pela a Steam.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol