Topo

OPINIÃO

De Just Dance a Wii Fit: Games que funcionam como exercício na quarentena

Em tempos de quarentena o melhor a se fazer é se movimentar dentro de casa - Divulgação/Ubisoft
Em tempos de quarentena o melhor a se fazer é se movimentar dentro de casa Imagem: Divulgação/Ubisoft

André "Avcf" Franco

Do GameHall

26/03/2020 04h00

Com a pandemia do novo coronavírus, muitos países adotaram quarentena, confinamento ou isolamento social. Consequentemente, um número gigantesco de pessoas está trancafiado em casa - e até impossibilitados - de praticar exercícios físicos.

Longe de serem vilões e acusados de incentivar o sedentarismo, os games podem justamente ajudar a manter uma rotina de exercícios físicos em casa.

Vejam algumas sugestões de videogames que colocarão todo seu corpo (e não apenas as mãos) para mexer.

Linha Wii Fit

Lançado originalmente em 2008 para Wii, Wii Fit foi um fenômeno de vendas, conquistando inclusive um público que não costumava ligar para videogames, sendo usado, inclusive, com sucesso em clínicas de fisioterapia. Então agora é uma boa hora para tirar a boa e velha Balance Board do armário e praticar os diversos exercícios de ioga, musculação e aeróbica presentes no jogo.

No modo ioga, exercícios de postura, alongamento e respiração podem ajudar a aliviar o estresse do confinamento doméstico.

No modo musculação, as tradicionais flexões, abdominais e outros podem contribuir a manter os músculos no lugar. Já os steps, corridas, e exercícios de ritmo do modo aeróbico fazem sua parte para manter o corpo todo em movimento.

Entre os consoles Wii e Wii U, Wii Fit foi lançado em três versões, sendo Wii Fit, Wii Fit plus e Wii Fit U, todas compatíveis com a mesma Balance Board. Então, tire a poeira da balance e deixe a simpática Wii Fit Trainer dar um tempo no Super Smash Bros para orientar seus exercícios.

UFC Personal Trainer

Por falar em tirar antigos acessórios do armário, donos de PS3 e Xbox 360 podem achar uma boa ideia ressuscitar, respectivamente, o PlayStation Move e o Microsoft Kinect para reentrar na academia digital de UFC Personal Trainer. Lançado originalmente em 2011, UFC é um simulador de exercícios e rotinas de treinamento focado para um público que costuma praticar lutas como muay thai, boxe e wrestling e frequenta academias.

Endossado pela organização de lutas mais famosa do planeta, o jogo propõe treinos de aquecimento com exercícios como agachamentos, afundos e escaladas, e exercícios com prática de golpes em saco de pancada, como jabs, diretos, chutes, etc.

O jogador pode escolher entre 51 rotinas ao todo para focar o fortalecimento de grupos específicos de músculos, além de modular o treinamento entre força e preparo físico.

Just Dance e Zumba

Se nenhum dos acessórios mencionados estiver disponível, o bom de guerra Just Dance pode ser uma grande arma contra o sedentarismo. Disponível para todas as plataformas possíveis, as coreografias das canções presentes em Just Dance, independente da versão, servem como ferramenta aeróbica sobretudo nas versões mais difíceis, ou "extreme", presentes nas versões mais recentes do jogo.

Ainda sobre as versões mais recentes, como Just Dance 2019 e Just Dance 2020, os jogos contém um modo "sweat" que conta as calorias queimadas em cada rotina de dança. Se a ideia é dar uma boa mexida nos músculos e suar um pouco, até para desestressar, Just Dance tem opções para todos os gostos para embalar os exercícios domésticos.

Com uma proposta similar, os jogos da marca Zumba (mistura de dança e aeróbica que virou febre em academias do mundo todo) também possuem edições para vários consoles como PS3, X360, Wii, XboxOne e Nintendo Switch.

Ring Fit Adventures e Fitness Boxing

Os donos de Nintendo Switch têm duas boas opções para a prática de exercícios em casa. A primeira e mais simples é o Fitness Boxing, um jogo/simulador de exercícios focado em, como o próprio nome diz, movimentos do boxe. Utilizando-se os Joy-Cons que já vem com o console, o jogador participa de treinos com movimentos de steps complementados por golpes de boxe como jabs, diretos, ganchos e cruzados, além de esquivas e bloqueios.

As rotinas são customizáveis, tanto em intensidade e duração, como na possibilidade de se adicionar metas a serem alcançadas. Mesmo os treinadores virtuais podem ser customizados com acessórios que são desbloqueados conforme o jogador pratica mais exercícios.

Já o Ring Fit Adventures por sua vez, requer um par de acessórios para que o jogador embarque em uma aventura que requer movimentos físicos reais para ser vencida. O "Ring-Con" (o círculo de borracha) e o "Leg Strap", em conjunto, captam movimentos de musculação, aeróbica e de ioga, que são utilizados em diversas situações de jogo.

Por exemplo, o jogador deve executar movimentos de jogging (saltos curtos) para fazer seu avatar correr, e fazer agachamentos e mesmo movimentos funcionais (ou seja, manter a pressão segurando uma posição) ativar "fit skills" para derrotar inimigos em batalhas por turnos, tal qual rola em um típico RPG. Em paralelo à aventura, o jogador ainda pode ir direto ao modo quick play e treinar e fazer rotinas de modo mais tradicional.

Independente das opções disponíveis, os videogames estão aí para auxiliar a manter a forma física em casa, aliando exercícios com entretenimento. Os jogos e simuladores, ao lado de títulos tradicionais, também se mostram como uma alternativa interessante para ajudar a atravessar esses tempos de isolamento social forçado. Assim que ele acabar, sair em boa forma pode ser um belo bônus para retomar a vida normal.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL