Topo

Coronavírus: pro-players e streamers criticam discurso de Bolsonaro

Pronunciamento de Bolsonaro sobre coronavírus reacendeu discussões políticas no cenário de eSports brasileiro - Fotos: Charly Triballeau/Reuters; ANI
Pronunciamento de Bolsonaro sobre coronavírus reacendeu discussões políticas no cenário de eSports brasileiro Imagem: Fotos: Charly Triballeau/Reuters; ANI

Gabriel Oliveira

Colaboração para o START

25/03/2020 11h52

O criticado discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre o novo coronavírus não passou despercebido na comunidade de eSports. Jogadores profissionais e personalidades reagiram com indignação às declarações do chefe do Executivo Federal, na noite de ontem. Até mesmo apoiadores do Governo Bolsonaro condenaram a manifestação.

Em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, Bolsonaro minimizou os efeitos da covid-19, culpou a imprensa pelo que chamou de histeria, atacou governadores, ironizou a TV Globo e o médico Drauzio Varella, pregou contra o fechamento de escolas e do comércio e incentivou o retorno à normalidade, indo na contramão do que defendem outros países e o próprio Ministério da Saúde.

O isolamento social é uma das maneiras mais eficazes de evitar a disseminação acentuada do novo coronavírus, conforme estudos e exemplos exitosos em outros países, como a Coreia do Sul. Autoridades de saúde brasileiras têm implorado, ao longo dos últimos dias, para que as pessoas permaneçam em casa. São Paulo e Rio de Janeiro são estados com quarentena em andamento.

Políticos, entidades de saúde, Judiciário e sociedade civil criticaram duramente as declarações de Bolsonaro. Houve apoio ao pronunciamento entre seguidores e aliados mais fiéis do presidente.

Repercussão nos eSports

Assim que o discurso terminou, diversas personalidades e jogadores de eSports se manifestaram no Twitter, com críticas contundentes e pedidos para que as pessoas, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde e contrariando Bolsonaro, não saiam às ruas.

Um dos pro-players que costumam apoiar medidas do Governo Bolsonaro, o cyber-atleta de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) Gabriel "FalleN" Toledo, capitão da Made in Brazil (MiBR), escreveu que a fala do presidente ia na "contramão a todas as medidas que vêm sendo tomadas no mundo". "Um tiro no pé", classificou o jogador.

O streamer de CS:GO Alexandre "Gaules" Borba, que disse ter votado em Bolsonaro, declarou estar arrependido.Já Gustavo "SHOOWTiME" Gonçalves, da equipe de CS:GO da Imperial eSports, disse não ter se arrependido do voto em Bolsonaro, mas admitiu decepção com as falas do presidente.O narrador de League of Legends (LoL) Guilherme "Tixinha" Cheida fez declarações mais contundentes e chegou a discutir com internautas. Ele classificou o discurso como idiota e disse que Bolsonaro é "criminoso e completamente inútil para o Brasil".O também narrador de LoL Tácio Schaeppi chamou atenção para a necessidade de a saúde pública ser sobreposta à Economia.

O analista de LoL Gustavo "Melao13" Ruzza chamou Bolsonaro de verme por minimizar "a maior crise das últimas décadas" e dar "falsas esperanças" à população.

O head de Social Media e Criação da FURIA Esports, Samuel Rehbein, observou que o discurso não deve ter tido aprovação de profissional de saúde.

O jogador Ygor "RedBert" Freitas, da equipe de LoL da INTZ, tuitou que o chefe do Executivo Federal é burro.

Augusto "Klaus" Clauss, do time de LoL da Vivo Keyd, pediu a saída do presidente após o pronunciamento.O jogador de CS:GO Lucas "steel" Lopes, da Movistar Riders, comparou os números da pandemia de covid-19 aos de guerras para contrapor a fala de Bolsonaro.O treinador da equipe de PUBG META Gaming, Lucas "Nananga" Strada, escreveu que as declarações enterraram o governo.Para o técnico de LoL Hugo "Galfi" Garcia, o pronunciamento do presidente representou o "suicídio político mais rápido da história".O astro do LoL brasileiro, Felipe "brTT" Gonçalves, do paiN Gaming, pediu para que as pessoas continuem isoladas em casa, sem fazer referência ao discurso de Bolsonaro.O pro-player de PUBG Igor "rogi" Oliveira, da FURIA Esports, seguiu na mesma linha.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol