PUBLICIDADE

Topo

eSport


Coronavírus: pro-players e streamers criticam discurso de Bolsonaro

Pronunciamento de Bolsonaro sobre coronavírus reacendeu discussões políticas no cenário de eSports brasileiro - Fotos: Charly Triballeau/Reuters; ANI
Pronunciamento de Bolsonaro sobre coronavírus reacendeu discussões políticas no cenário de eSports brasileiro Imagem: Fotos: Charly Triballeau/Reuters; ANI

Gabriel Oliveira

Colaboração para o START

25/03/2020 11h52

O criticado discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre o novo coronavírus não passou despercebido na comunidade de eSports. Jogadores profissionais e personalidades reagiram com indignação às declarações do chefe do Executivo Federal, na noite de ontem. Até mesmo apoiadores do Governo Bolsonaro condenaram a manifestação.

Em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão, Bolsonaro minimizou os efeitos da covid-19, culpou a imprensa pelo que chamou de histeria, atacou governadores, ironizou a TV Globo e o médico Drauzio Varella, pregou contra o fechamento de escolas e do comércio e incentivou o retorno à normalidade, indo na contramão do que defendem outros países e o próprio Ministério da Saúde.

O isolamento social é uma das maneiras mais eficazes de evitar a disseminação acentuada do novo coronavírus, conforme estudos e exemplos exitosos em outros países, como a Coreia do Sul. Autoridades de saúde brasileiras têm implorado, ao longo dos últimos dias, para que as pessoas permaneçam em casa. São Paulo e Rio de Janeiro são estados com quarentena em andamento.

Políticos, entidades de saúde, Judiciário e sociedade civil criticaram duramente as declarações de Bolsonaro. Houve apoio ao pronunciamento entre seguidores e aliados mais fiéis do presidente.

Repercussão nos eSports

Assim que o discurso terminou, diversas personalidades e jogadores de eSports se manifestaram no Twitter, com críticas contundentes e pedidos para que as pessoas, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde e contrariando Bolsonaro, não saiam às ruas.

Um dos pro-players que costumam apoiar medidas do Governo Bolsonaro, o cyber-atleta de Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO) Gabriel "FalleN" Toledo, capitão da Made in Brazil (MiBR), escreveu que a fala do presidente ia na "contramão a todas as medidas que vêm sendo tomadas no mundo". "Um tiro no pé", classificou o jogador.

O streamer de CS:GO Alexandre "Gaules" Borba, que disse ter votado em Bolsonaro, declarou estar arrependido.

Já Gustavo "SHOOWTiME" Gonçalves, da equipe de CS:GO da Imperial eSports, disse não ter se arrependido do voto em Bolsonaro, mas admitiu decepção com as falas do presidente.

O narrador de League of Legends (LoL) Guilherme "Tixinha" Cheida fez declarações mais contundentes e chegou a discutir com internautas. Ele classificou o discurso como idiota e disse que Bolsonaro é "criminoso e completamente inútil para o Brasil".

O também narrador de LoL Tácio Schaeppi chamou atenção para a necessidade de a saúde pública ser sobreposta à Economia.

O analista de LoL Gustavo "Melao13" Ruzza chamou Bolsonaro de verme por minimizar "a maior crise das últimas décadas" e dar "falsas esperanças" à população.

O head de Social Media e Criação da FURIA Esports, Samuel Rehbein, observou que o discurso não deve ter tido aprovação de profissional de saúde.

O jogador Ygor "RedBert" Freitas, da equipe de LoL da INTZ, tuitou que o chefe do Executivo Federal é burro.

Augusto "Klaus" Clauss, do time de LoL da Vivo Keyd, pediu a saída do presidente após o pronunciamento.

O jogador de CS:GO Lucas "steel" Lopes, da Movistar Riders, comparou os números da pandemia de covid-19 aos de guerras para contrapor a fala de Bolsonaro.

O treinador da equipe de PUBG META Gaming, Lucas "Nananga" Strada, escreveu que as declarações enterraram o governo.

Para o técnico de LoL Hugo "Galfi" Garcia, o pronunciamento do presidente representou o "suicídio político mais rápido da história".

O astro do LoL brasileiro, Felipe "brTT" Gonçalves, do paiN Gaming, pediu para que as pessoas continuem isoladas em casa, sem fazer referência ao discurso de Bolsonaro.

O pro-player de PUBG Igor "rogi" Oliveira, da FURIA Esports, seguiu na mesma linha.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol

eSport