Topo

UFC Trainer

RODRIGO GUERRA

da Redação

07/09/2011 15h47

“UFC Personal Trainer” tem um ótimo potencial para fazer você suar a camisa como um campeão de MMA, mas o título precisa de mais polimento e reconhecer melhor os movimentos do jogador. Os programas de treinamento de 30 e 60 dias é uma ótima adição para os títulos de fitness e dão uma sensação de progressão sem igual. No geral, vale para quem não gostou da ideia de fazer exercícios de “Your Shape” e prefere algo mais pesado pensado para os lutadores de luta livre.

Introdução

Depois de "EA Sports Active" e "Your Shape: Fitness Evolved", chega ao mercado mais um game para tirar o jogador sedentário do sofá, dessa vez direcionado aos fãs de vale-tudo: "UFC Personal Trainer: The Ultimate Fitness System". Nesse jogo você vai aprender as técnicas de treinamento de Anderson Silva e outros campeões do octógono.

Pontos Positivos

Rotinas campeãs

Existem três rotinas de exercícios pré-programadas que podem ser selecionadas na forma dos famosos técnicos Mark DellaGrotte, Greg Jackson e Javier Mendez. Mas o jogador não precisa se prender a esses treinamentos e tem a opção de criar uma série baseada nos exercícios específicos que quer praticar.

“UFC Personal Trainer” também oferece programas de treinamento de 30 e 60 dias que ajudam a organizar os exercícios e também fazem um acompanhamento do seu progresso em busca de um corpo sarado. Essas opções são muito boas para que o usuário consiga ver os resultados de um treinamento, como quantos quilos foram perdidos e coisas do tipo.

Também tem jogo

A maioria desses títulos de fitness não são realmente jogos, mas sim programas para treinamento que usa um componente específico do jogo. Com “UFC Personal Training” a coisa é diferente, pois existem diversas brincadeiras que divertem e exercitam ao mesmo tempo, como é o caso do “Hit the Mitts” no qual o jogador deve seguir as instruções na tela para dar socos e chutes. No final da rodada o jogador recebe uma série de pontos conforme foi seu desempenho. Divertido, mas é só isso.

Pontos Negativos

Comentários desmotivadores

Quem não gostou muito da ideia de fazer exercícios de ioga com “Your Shape” pode pensar que os exercícios de socos e chutes de “UFC Personal Trainer” é mais bruto e visceral, mas não é bem o caso. Os primeiros socos e chutes realmente queimas algumas calorias, mas os comentários dos seus treinadores são desmotivadores, seguem um script sem mudar os comentários para o usuário.

O pior é ouvir comentários como “Continua o bom trabalho” mesmo quando o exercício está sendo executado de forma errada. Ou pior: quando alguns exercícios são executados acima da média (como agachar e levantar 30 vezes em 1 minuto) e o treinador diz “Você foi muito mal”. Nesses casos é difícil não ficar com vontade de partir para outro jogo.

Exercícios irrelevantes

“UFC Personal Trainer” tem ideias interessantes como fazer alongamentos antes da série de exercícios, mas existem longas pausas entre as rotinas, fazendo com que você perca o pique. Por exemplo, após o alongamento, existe uma pausa de 15 ou 30 segundos antes de começar a primeira série – um tempo desperdiçado e que poderia ser usado para manter o fluxo de adrenalina no corpo.

Os exercícios são pesados, mas seu treinador não é um personal trainer. Ele não te dá dicas de como melhorar um exercício, ou como corrigir sua postura. Alguns exercícios são tão pesados que dão a impressão de que seus músculos vão estourar e isso pode realmente acontecer caso a sua postura esteja errada.

Falha no reconhecimento corporal

O jogo tem sérios problemas para reconhecer os movimentos do usuário, principalmente nos exercícios de chão, como agachamentos. O Kinect perdia o movimento mesmo estando dentro da região recomendada do visor, o que faz o pique para os exercícios ir para o espaço. Quando a camera resolve trabalhar em conjunto com o jogador, os exercícios são competentes para fazer você suar a camisa.

Nota: 7 (Bom)