Topo

Free Fire 4 Anos: um guia completo com todos os 39 personagens

Personagens de Free Fire - Reprodução/Garena
Personagens de Free Fire Imagem: Reprodução/Garena

Thaime Lopes

Colaboração para START

12/03/2020 04h00

Um dos grandes diferenciais do Free Fire em relação a outros battle royales é a quantidade de personagens disponíveis para os jogadores. Tem para tudo quanto é gosto: robô, macaco, policial, piloto, cosplay e por aí vai.

Mas não é só de aparência que se vive e, por isso, todos eles são extremamente habilidosos, com funções que variam para atender a vários tipos de jogabilidade.

Confira a seguir um guia em ordem alfabética para te ajudar a escolher o melhor personagem para seu estilo de jogo:

A124

A124 Free Fire - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
A personagem é um robô feito com a mais moderna tecnologia
Imagem: Divulgação/Garena

Isso é muito Black Mirror! A A124 é uma robô que mistura genomas humanos e metais. Sua habilidade especial, chamada de Emoção da Batalha é baseada no seu lado humano, já que é por conta dele que ela não é uma máquina imortal. Ela é capaz de transformar pontos de EP em HP, sendo uma ótima opção para quem prefere depender da própria personagem do que de cura para dar aquela upada na barra de vida.

Alok

O personagem baseado no DJ brasileiro conquistou rapidamente os jogadores. Sua habilidade, Som na Caixa, cria uma aura em volta dele capaz de aumentar a velocidade para mover e correr, além de recuperar pontos de HP. Alok é melhor utilizado em momentos em que a rapidez seja necessária, como na hora do rush. Confira mais dicas e combinações para jogar com ele.

Alvaro

Pelo nome da habilidade do Alvaro e seu cabelo que parece um topete de fogo, já dá para perceber que ele não está afim de brincadeiras. A Arte da Demolição garante ao personagem maior dano e área de explosão das armas, para chegar na batalha já explodindo absolutamente tudo. Conheça um pouco mais sobre ele.

Andrew

Andrew Free Fire - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Ex-policial, Andrew desce nos mapas de Free Fire com seu forte senso de justiça
Imagem: Divulgação/Garena

Esse tira da pesada (Andrew era um oficial da polícia, segundo sua biografia) diminui a perda da durabilidade dos coletes, sendo assim muito útil para garantir proteção extra ao longo da partida. Apesar de simples, essa habilidade, chamada, Especialista em Armaduras, pode ser a diferença entre morrer rápido e aguentar tiros por tempo o suficiente para reagir.

Antonio

Antonio Free Fire  - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Gangster desde pequeno, o personagem entrou na guerra do universo de Free Fire para ser o melhor guerreiro
Imagem: Divulgação/Garena

Quer ter certeza de que vai ter vida de sobra para enfrentar os inimigos? O Antonio te ajuda! No nível máximo da habilidade Espírito Gangster, ele ganha até 35 pontos de vida extra quando começa a partida. Assim, você não precisa se preocupar em procurar cura quando encontra os adversários.

Caroline

Caroline Free Fire - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
A personagem entrou para o Free Fire na atualização de outubro de 2019
Imagem: Divulgação/Garena

Não deixe a cara de boazinha da Carol enganar: ela é uma forte aliada para quem curte rushar. Devido à habilidade Extremamente Ágil, Caroline é muito rápida quando está segurando uma espingarda. Então cuidado quando ver uma menina correndo, porque é a Caroline chegando com a 12.

Chrono

Cr7 - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Free Fire: Chrono
Imagem: Divulgação/Garena

Chrono surgiu de uma parceria com ninguém menos que Cristiano Ronaldo, ele mesmo, o CR7. Esse personagem é bem poderoso no jogo, já que pode criar um campo de força, chamado Escudo Tunado, que bloqueia uma quantidade enorme de dano. O único problema aqui é o tempo de recarga, que é bem alto.

D-Boas

Dboas - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Free Fire: D-Boas
Imagem: Divulgação/Garena

O D-Boas tem um nome para lá de zen, mas no campo de batalha ele é frenético. A sua habilidade Pé no Break aumenta a velocidade e precisão enquanto se está mirando, algo único dentro do Free Fire. Já no primeiro nível, a velocidade de movimento aumenta em 5% e a precisão aumenta em 10% ao atirar em movimento. Veja dicas e estratégias para jogar com D-Boas.

Dimitri

Dimitri - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Free Fire: Dimitri
Imagem: Divulgação/Garena

O passatempo do Dimitri é a música, mas ele manda bem demais no campo de batalha também. Sua habilidade Barida da Cura consegue curar em área! E isso nem é o efeito mais forte dela. Os aliados que estiverem caídos dentro da habilidade dele podem se levantar sozinhos após um tempinho. Confira uma análise completa de Dimitri.

Diana

Essa personagem encara a vida como brincadeira. Tudo para ela gira em torno de estar se divertindo. Até por isso, o nome da sua habilidade é Baladeira. Os incrementos são diversos: ela reduz o dano recebido de quedas, o tempo de recuperação das quedas, da taxa de recuo e o máximo de recuo.

Evelyn

Clu - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Free Fire: Evelyn
Imagem: Divulgação/Garena

Informação é chave para vencer no Free Fire e a Evelyn foi feita para fornecer isso ao jogador. Sua habilidade ativa, Entregando o Ouro, detecta inimigos deitados ou agachados dentro de uma área ao seu redor. Após as recentes atualizações, os companheiros de time podem ver os inimigos detectados já no nível um da habilidade, o que é excelente para jogar em squad. Confira dicas para jogar bem como Evelyn.

Ford

É complicado quando você está de boa, pegando umas munições extra, e de repente se dá conta que o gás tá fechando faz tempo e não vai dar tempo de chegar na zona de segurança. Mas essa preocupação não existe com o Ford. Com a habilidade Vontade de Ferro, o personagem diminui o dano do gás, dando aquela forcinha extra para sair correndo para a safe.

Hayato

Se levar uma porrada de um samurai já deve doer, do Hayato dói mais. Sua habilidade Bushido (o código de conduta dos samurais) aumenta sua penetração conforme sua vida diminui. Ou seja: mesmo quando estiver quase indo dessa para uma melhor, Hayato ainda é um cara a ser temido. E ele também é um dos personagens com uma versão alternativa, após Despertar.

Joseph

Joseph FF - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Quem curte uma jogatina mais frenética pode gostar do Joseph. Graças à habilidade Movimento Nutty, ao tomar dano, ele fica mais rápido. É uma boa estratégia para o "rushadão", fugir de emboscadas e conseguir se reposicionar no mapa. No nível máximo, por exemplo, Joseph ganha um aumento de 20% na velocidade de movimentação e na corrida.

Jota

jta - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Jota Free Fire
Imagem: Divulgação/Garena

Baseado no ator Joe Taslim, que interpretou o Sub Zero no Mortal Kombat mais recente, Jota foi criado para quem gosta de jogar de forma agressiva. Quando ele acerta inimigos com armas de fogo, recupera um pouco de vida. Derrubar um inimigo recupera uma porcentagem da vida, 20% no nível mais alto. Essa habilidade se chama Ataque Seguro.

Kamir

kamir - Divulgação - Divulgação
Free Fire: Kamir
Imagem: Divulgação

Kamir surgiu de outra parceria da Garena, desta vez com o DJ Kashmir. O personagem é sucesso desde que foi lançado, graças à sua habilidade poderosa. Ela é do tipo ativa e tem dois modos. No modo Jiu Jitsu ele e os aliados aumentam sua conversão de PE. Já no modo Psicológico, ele recupera sua quantidade de PE sozinho, quanto maior o nível, mais rápido. Isso torna o personagem quase imortal se jogado de maneira correta, já que se cura muito rápido convertendo PE em PV. Veja mais dicas para dominar com o Kamir.

Kapella

kapella - Divulgação - Divulgação
Free Fire Kapella
Imagem: Divulgação

Estrela do Free Fire, a Kapella é uma cantora que já ganhou até um videoclipe oficial. Ela usa o dom da voz no campo de batalha. Sua habilidade chama Canção de Cura é excelente para dar suporte. Aumenta a eficácia de itens e habilidades de cura e reduz a perda de HP de todo o squad.

Kelly

Corre, Kelly, corre! Imagina conseguir ser 6% mais rápido na hora do rush ou então para fugir daquela safe dolorida? A personagem chegou para botar medo até no Usain Bolt: sua habilidade Corrida dá mais velocidade a cada nível atingido. E ainda por cima, ela ganhou mais uma evolução, chamada Kelly Ventania. Entenda como "despertá-la".

Kla

Kla Free Fire - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
O aclamado artista marcial faz aniversário em 14 de dezembro
Imagem: Divulgação/Garena

Ser eliminado no soco é triste, mas finalizar alguém com os próprios punhos no Frifas é uma daquelas coisas que todo mundo faz de vez em quando para sacanear o adversário. O Kla te ajuda com isso: a habilidade Assassino Louco aumenta o dano do punho em até 400% quando o personagem chega em seu nível máximo. Confira mais dicas para usá-lo de maneira estratégica.

Laura

Laura Free Fire - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Laura nasceu com o dom de atirar como ninguém desde criança
Imagem: Divulgação/Garena

Essa é para quem curte dar capa. Sua habilidade Tiro Certeiro aumenta em até 35% a precisão ao mirar. Utilizada com as armas corretas, essa personagem pode causar muito estrago durante os confrontos. Confira as mais recentes mudanças na personagem.

Luqueta

luketa - Reprodução - Reprodução
Free Fire Luqueta
Imagem: Reprodução

Esse é o boleiro da turma, que sempre está fazendo umas embaixadinhas quando tem uma redonda por perto. No combate, ele ganha 50 a mais de vida máxima a cada abate que faz - é sua habilidade Goleada. Para quem joga solo e gosta de rushar, o Luqueta é uma excelente escolha. Veja dicas e combinações ideais para o personagem.

Maro

Maro - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Maro, de Free Fire
Imagem: Divulgação/Garena

O falcoeiro Maro tem uma sinergia grande com a Moco. Sua habilidade é a Ferida do Falcão, que faz com que, quanto maior a distância para os inimigos, maior seja o dano do seu personagem. O detalhe é que esse dano fica ainda maior se a Moco for uma das companheiras de squad. Veja mais combinações e dicas para detonar com Maro.

Maxim

Maxim Free Fire - Divulgação - Divulgação
Uma das curiosidades deste personagem é que ele adora fazer live enquanto come
Imagem: Divulgação

Magali, é você? Maxim é um garoto de 17 anos que curte comer - e rápido. Sua habilidade, Glutonaria, reduz o tempo para comer cogumelos e usar kits médicos em até 40% dependendo de seu nível. Ótima opção para os jogadores que querem garantir a cura rápida, principalmente em situações de confronto direto com outros adversários, quando recuperar a vida da forma mais veloz possível é muito importante. (Apesar da nossa referência à Turma da Mônica, na verdade o personagem tem ligação com os X-Men.)

Miguel

Miguel Free Fire - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Diversos criminosos já foram capturados por Miguel
Imagem: Divulgação/Garena

Não é só a semelhança física com um certo Capitão do cinema brasileiro que faz com que Miguel seja visto como uma homenagem ao país. De acordo com sua biografia, ele faz aniversário no Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro. Em 2019, ganhou uma repaginada com novo visual e habilidade alterada. Agora, Assassino Louco concede até 45 pontos de EP por cada abate realizado.

Misha

Misha Free Fire - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Talentosa no volante e perigosa nos mapas de Free Fire, Misha é a rainha das corridas
Imagem: Divulgação/Garena

Misha é uma grande piloto. Sua habilidade, Pós-Combustão, aumenta a velocidade de condução em até 15% e reduz os danos sofridos enquanto estiver dentro do veículo em até 30%. Além disso é mais difícil acertar a Misha enquanto ela dirige.

Moco

Essa especialista em tecnologia conta com a habilidade Olho Hacker, que marca os inimigos em quem atirou por no mínimo dois segundos - informação que é compartilhada com todos os membros do esquadrão. Esse tempo pode ser aumentado e chegar até cinco segundos. Aliada com uma boa comunicação na equipe, essa skill pode ser mortal. Confira cinco dicas para jogar bem como Moco.

Nikita

O esquema da Nikita é a rapidez: com a habilidade Lutadora, ela recarrega submetralhadoras até 24% mais rápido. Ela é uma excelente opção para a hora de confronto intenso, em que as armas descarregam com velocidade devido ao número de adversários. Só é preciso ficar atento ao número de munições na mochila. Recomenda-se ter sempre uma boa quantidade em estoque para acompanhar a rapidez da personagem.

Notora

Mais uma personagem que se dá bem dentro de veículos. Com Cura Feroz, ela consegue recuperar 5 HP a cada 4,5 segundos, por até 200 segundos consecutivos. E esses números melhoram conforme a habilidade avança.

Olivia

Sua roupa de enfermeira entrega sua habilidade, Toque de Cura. Ela dá pontos extras de HP aos companheiros de equipe que revive. Infelizmente, não consegue utilizar esse poder em si própria.

Paloma

Paloma Free Fire  - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Com um dos passados mais dolorosos dentre todos os personagens, Paloma é uma das personagens mais fortes do jogo
Imagem: Divulgação/Garena

Um dos maiores problemas durante a partida é conseguir gerenciar o tanto de coisa que vai na mochila: munição, cura, granada, etc. Mas com a Paloma isso não é difícil. Lidando com Armas permite que ela leve até 120 balas, dependendo do nível da habilidade, de qualquer munição, sem ocupar espaço no inventário.

Rafael

Rafael Free Fire - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Mais cedo ou mais tarde a morte chega a todos, com Rafael ela chega silenciosamente
Imagem: Divulgação/Garena

Está ouvindo tiro e não sabe de onde? Provavelmente é alguém utilizando o Rafael, que some do minimapa por oito segundos ao atirar. É o efeito da habilidade Morte Silenciosa. Além disso, também causa dano contínuo nos adversários deitados por ele. É uma boa escolha para quem prefere chegar de fininho nos adversários.

Shani

A engenheira Shani chegou para dar aquela ajudinha extra depois de um confronto pesado. Com Reciclagem de Armadura, ela restaura pontos perdidos da durabilidade do colete e capacete a cada abate. Se ambos já estiverem no máximo, sobem de nível. Excelente para deixa seu personagem pronto rapidinho para o endgame.

Shiro

Shiro - Reprodução - Reprodução
Free Fire Shiro
Imagem: Reprodução

Shiro é um entregador de aplicativo, mas a sua paixão mesmo são as artes marciais. A habilidade do garoto, chamada Delivery de Dano, marca o adversário que o atingir. Quando Shiro acertar o primeiro disparo nele, aumenta o dano que ele vai receber. Saiba como usar esse recurso e quais outras estratégias você pode aplicar com esse personagem.

Steffie

Steffie - Reprodução - Reprodução
Free Fire Steffie
Imagem: Reprodução

Além de estilosa, é muito útil durante as partidas. A habilidade Abrigo de Tinta serve como um escudo temporário que diminui o dano explosivo em até 25%. No nível máximo da personagem, também diminui em 7,5% o dano de tiros. Saiba mais sobre essa artista.

Thiva

Thiva - Reprodução/GameHall - Reprodução/GameHall
Free Fire: Thiva
Imagem: Reprodução/GameHall

Thiva é o irmão mais novo de Dimitri e tão talentoso quanto ele. Sua habilidade, Levantando na Batida, diminui o tempo necessário para levantar um amigo que foi derrubado pelos adversários. O coitado ainda recebe um bônus de vida do Thiva para não cair tão rápido novamente. Jogando solo não serve para nada, mas em squad, ele é bem valioso. Será que ele vai pegar? Confira nossa análise.

Wolfrahh

Wolfrahh - Divulgação - Divulgação
Free Fire Wolfrahh
Imagem: Divulgação

Este é focado na tecnologia desde que era apenas um menino, o que o transformou em um inventor super inteligente. Sua habilidade Centro das Atenções reduz o dano recebido de tiros na cabeça, ao mesmo tempo que aumenta o dano nos braços e pernas dos inimigos. Bom para quem não é lá muito eficiente em subir capa ou joga com alguma arma que aproveita de dano massivo no corpo.

Wukong

Esse é um dos personagens mais emblemáticos do Frifas: é um macaco? É um humano? É uma moita? Calma, a gente explica. Apesar do visual diferentão, o Wukong consegue usa a habilidade Camuflagem, se transformando em um arbusto! Ele é perfeito para quem curte deixar a galera se matar e só aparecer no final da partida. Ou para quem quer fazer emboscadas o tempo todo, já que abater um inimigo assim que sair do disfarce acaba com o tempo de recarga. Saiba como jogar com ele.

Xtrema

Xtrema - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Xtrema Free Fire
Imagem: Divulgação/Garena

Falou em esportes radicais, é com ela mesmo. A habilidade Dano Radical é do tipo ativa e garante um aumento de vida assim que o jogador clica para ativar. Para melhorar tudo, ainda há um aumento no dano a paredes de gel. Nem todo mundo gostou da habilidade da Xtrema logo de cara, mas ela funciona bem em outros modos, como o Contra Squad e o Coliseu FF. Veja mais dicas para mandar bem como ela.

Confira mais conteúdo especial sobre os 4 anos de Free Fire

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol