Topo

ANÁLISE

Free Fire: os buffs nas habilidades de Paloma, Evelyn e Laura valem a pena?

Divulgação/Garena
Imagem: Divulgação/Garena

Daniel Esdras

Do GameHall

25/06/2021 04h00

A atualização de junho do Free Fire trouxe dezenas de mudanças para o battle royale favorito dos brasileiros. O sistema de personagens continua passando por uma reformulações e balanceamentos.

Desta vez, três personagens foram receberam bons buffs. Quais deles compensa utilizar? Como fica o meta para essa temporada? Confira a seguir.

Paloma

FF Paloma - Reprodução - Reprodução
Free Fire: Paloma
Imagem: Reprodução

Aqui no Start, já falamos que o objetivo principal dessas mudanças é revigorar personagens antigos e com habilidades mais fracas ou ultrapassadas. Nessa temporada, isso ficou ainda mais claro, pois as mudanças atingiram três figuras que andavam meio esquecidas.

A primeira delas é Paloma, cuja habilidade já foi considerada uma das melhores do Free Fire. Com ela, os jogadores podem carregar um número maior de munições AR na mochila. Com o tempo, novos personagens poderosos foram surgindo e ela se tornou menos popular, mesmo ainda sendo usada em algumas composições.

Na atualização, a habilidade dela passou a valer também para outros tipos de munição. Em seu nível máximo, serão 120 balas extras no inventário. A quantidade é menor que a anterior, mas, no primeiro nível, ela passou de 30 para 45 munições fazendo com que Paloma seja muito efetiva no início de sua jornada.

No nível seguinte, a quantidade segue igual (60). Mas em todos os outros níveis posteriores, ela caiu: de 90 para 75, de 120 para 90, de 150 para 105 e, como dito acima, de 180 para 120.

Graças a esse nível máximo reduzido, Paloma se tonrará mais descartável para quem usa só AR. Mas ela será bem requisitada por quem utiliza armas de alta cadência, como SMGs, podendo aparecer em diversas combinações.

Evelyn (Clu)

Free Fire Evelyn - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Free Fire: Evelyn
Imagem: Divulgação/Garena

Evelyn chegou como uma grande promessa. Sua habilidade ativa de rastrear inimigos ao redor fez muitos pensaram que ela iria dominar o meta, principalmente no modo squad.

Porém, havia algumas limitações, como só rastrear jogadores abaixados e ter uma distância relativamente curta de scan. Assim, ela ficou de lado. Os jogadores focaram em Alok, Chrono e Kamir.

Na atualização de junho, sua área de scan aumentou - até mesmo no nível inicial, agora com 50 metros. No nível máximo, ela alcança 75 metros, 50% a mais do que em sua versão anterior.

E agora, mesmo no nível inicial, ela já pode compartilhar a posição dos adversários com seus aliados. Antes, isso só era possível no nível 4. Assim, ela se torna ótima para squads e combina mais com o novo sistema de progressão de níveis.

E as mudanças não param por aí! A duração do scan também aumentou. No nível máximo, passa de 7 para 7,5 segundos. Porém, o tempo de recarga da habilidade está maior, obrigando o jogador a ser mais preciso. Portanto, é preciso subir a habilidade de nível o mais cedo possível.

Ficou assim:

  • Raio do scan: 30 / 35 / 40 / 40 / 45 / 50m > 50 / 55 / 60 / 65 / 70 / 75m
  • Duração do scan: 5 / 5,5 / 6 / 6 / 6,5 / 7s > 5 / 5,5 / 6 / 6,5 / 7 / 7.5s
  • Tempo de recarga : 50s > 75 / 72 / 69 / 66 / 63 / 60s
  • Compartilhamento da posição dos inimigos com o time: nível 4 > 1

A personagem agora tem muito potencial, principalmente no modo squad. O problema continua sendo as outras opções de habilidades ativas. No modo squad, é possível optar por um combo de Evelyn e Moco, focado em reconhecimento. Veremos como o meta vai se desenrolar, mas é bom ir separando uns dimas porque Evelyn está de volta!

Laura

FRee Fire Laura - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Free Fire: Laura
Imagem: Divulgação/Garena

Foi a última personagem a receber um buff este mês. Originalmente, sua habilidade havia sido criada para aumentar a precisão quando se utiliza a mira. O problema é que era uma melhoria muito baixa e circunstancial.

Agora, ela ficou um pouco melhor. No nível máximo, a precisão aumentou de 30% para 35%. É um incremento que parece pequeno, mas, segundo a Garena, com a combinação certa de armas e melhorias, o jogador poderá tirar grande proveito desses 5% a mais. (Nós temos nossas dúvidas... Depender de certos tipos de armas e melhorias para efetivar sua combinação de habilidades raramente é bom).

De qualquer maneira, os novos valores ficaram assim: 10 / 14 / 18 / 22 / 26 / 30% >10 / 13 / 17 / 22 / 28 / 35%

Você notou aí que não tivemos nenhuma mudança no nível inicial, que continua com pobres 10% de incremento. Será preciso jogar muitas partidas com uma habilidade quase inútil para chegar aos melhores níveis. Na nossa opinião, só compensa testar se você já tiver a personagem no plantel e em um bom nível.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/startuol

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL