Topo

Free Fire: como jogar bem com Wukong, personagem mais popular no meta atual

Wukong melhorou na última atualização. Saiba como usá-lo melhor - Divulgação/Garena
Wukong melhorou na última atualização. Saiba como usá-lo melhor Imagem: Divulgação/Garena

Daniel Esdras, do GameHall

Colaboração para Start

07/05/2021 04h00

Com a atualização de abril do Free Fire, vários personagens receberam mudanças em suas habilidades. A ideia era deixar aqueles menos utilizados mais poderosos, retornando-os para o meta do jogo.

Para alguns, realmente funcionou. Wukong é o maior exemplo. De personagem ocasional, se tornou o favorito do momento pelos jogadores das ranqueadas. Está fazendo parte de tudo que é composição de habilidades.

Quer entender melhor como ele funciona e pegar aquela dica marota para mandar bem? Então, tropinha, só vem!

Ilusão

Wukong Free Fire - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Imagem: Divulgação/Garena

Wukong é um personagem todo especial para o Free Fire, já que foi o primeiro do jogo a contar com uma habilidade ativa. Mal dá para imaginar o jogo sem essa mecânica hoje.

Com o tempo, ela foi ficando bem fraquinha se comparada com a dos outros arquétipos. Mas, nessa atualização, a coisa mudou. Agora, a recarga da habilidade de Wukong pode ser imediata se ele derrubar um inimigo. Isso dá margem para jogadas inesperadas, ao voltar rapidamente a se transformar e se camuflar no ambiente.

Free Fire Wukong - Divulgação/Garena - Divulgação/Garena
Aprenda a combinar Wukong com outros personagens e pets
Imagem: Divulgação/Garena

Confira como ficou a habilidade dele por nível. Lembre-se que a transformação acaba quando Wukong ataca, e o tempo de recarga é zerado quando Wukong acaba com um inimigo.

  • Nível 1: Se transforma em um arbusto por até 10 segundos. Tempo de recarga de 300 segundos.
  • Nível 2: Se transforma em um arbusto por até 11 segundos. Tempo de recarga de 280 segundos.
  • Nível 3: Se transforma em um arbusto por até 12 segundos. Tempo de recarga de 260 segundos.
  • Nível 4: Se transforma em um arbusto por até 13 segundos. Tempo de recarga de 240 segundos.
  • Nível 5: Se transforma em um arbusto por até 14 segundos. Tempo de recarga de 220 segundos.
  • Nível 6: Se transforma em um arbusto por até 15 segundos. Tempo de recarga de 200 segundos.

Repare que é bastante importante subir o nível da habilidade para ter mais tempo transformado para surpreender o adversário. Se você falhar e precisar recuar, o tempo de recarga será altíssimo, pique Chrono, o que inviabiliza o efeito-surpresa por boa parte da partida.

Melhores combinações

Hayato Chama Azul Free Fire - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Wukong precisa de dano massivo para derrubar rapidamente os inimigos e voltar para o modo transformado. Hayato é provavelmente a melhor escolha entre as passivas, mas há outros personagens interessantes.

Maro pode ser uma boa opção se você vai lutar em distâncias maiores. Rafael pode ser escolhido para garantir ainda mais poder furtivo, já que ele não aparece no minimapa. Por fim, Shani e Luketa podem ser usados aqui por ter interação com o número de abates, a primeira para recuperar e melhorar o colete enquanto o último garante vida bruta.

Free Fire Luqueta - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Para o pet, o ideal é contar com Dom Pisante. A parede de gel que você recebe do mascote é muito superior aos dos outros concorrentes. Só que nem todo mundo conta com esse pinguim no inventário. Uma segunda boa opção é Punkin, que reduz o tempo de recarga das habilidades por 15% nesse caso. No nível máximo da habilidade, isso ficaria fica de 170 segundos. Ótima melhoria.

Dicas para jogar bem

Free Fire Wukong camulfado - Cesar Galeão/Garena - Cesar Galeão/Garena
Imagem: Cesar Galeão/Garena

O importante para conseguir se dar bem com Wukong é entender seu papel na partida. Ele tem 15 segundos de transformação no nível máximo, o que significa que assim que você ativar a habilidade, esse é o tempo para se posicionar, surpreender o inimigo e conseguir um abate. Se falhar, terá de esperar um tempo enorme para a recarga.

Como ele é um personagem que busca abates constantes e suas combinações vão focar na trocação, o ideal é já cair em zonas mais concorridas. Faça o primeiro loot mais básico para ter poder de fogo e então saia para caçar.

Abateu um inimigo em área povoada? Já se transforme novamente. A chance de outro mané vir conferir o local para tentar te achar é muito grande e você vai surpreender mais um. Faça uma bola de neve com a habilidade de Luketa ou Shani e se divirta como o rei dos abates furtivos.

Vale lembrar que, para reiniciar o tempo de recarga, basta derrubar um inimigo e não necessariamente um abate. Pense nisso quando estiver jogando em squad. Pode ser a diferença entre ser muito ganancioso e morrer ou sair com a vitória contra o time inimigo.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: https://www.tiktok.com/@start_uol/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol