Topo

FIFA: Confira os jogadores brasileiros contratados em clubes estrangeiros

Pedro Resende, Ébio ?Ebinho?, Flávio ?Fifilza?, Victor ?Tore? e Henrique ?Zezinho? representaram o Brasil no Mundial de FIFA -  Divulgação / FIFA
Pedro Resende, Ébio ?Ebinho?, Flávio ?Fifilza?, Victor ?Tore? e Henrique ?Zezinho? representaram o Brasil no Mundial de FIFA Imagem: Divulgação / FIFA

Do START, em São Paulo

23/12/2019 04h00

No "League of Legends", o Flamengo eSports venceu o CBLoL 2019 e foi o único representante brasileiro no Worlds, o Mundial de LoL. No "Free Fire", o Corinthians eSports se consagrou campeão brasileiro e mundial do Battle Royale. E no simulador de futebol a coisa não é diferente: alguns dos principais clubes europeus se aventuraram nos eSports, com contratações de peso de diversos países - incluindo nomes brasileiros!

Confira a seguir jogadores brasileiros de "FIFA" que jogam em clubes estrangeiros de futebol.

Ebinho e Fifilza - Divulgação/FIFA - Divulgação/FIFA
Brasileiros jogam pelo Wolverhampton Wanderers, da Inglaterra
Imagem: Divulgação/FIFA

ÉBIO "EBINHO" BERNANDES E FLÁVIO "FIFILZA"

O Wolverhampton Wanderers, tradicional clube da Inglaterra, é tricampeão nacional e conta com uma dupla brasileira no circuito de FIFA: Ébio "Ebinho", no Xbox One, e Flávio "Fifilza". Os jogadores disputaram o FIFA eClub World Cup, o Mundial de Clubes do simulador de futebol, e a FIFA eWorld Cup, o Mundial de FIFA 19. Em outubro, os pro-players brasileiros renovaram contrato com o Wolverhampton Wanderers.

Atualmente, a dupla está entre os 16 melhores jogadores no PlayStation 4 e Xbox One. Para 2020, os brasileiros irão representar o clube na próxima temporada competitiva de FIFA 20.

Victor Tore FIFA - Divulgação/FIFA - Divulgação/FIFA
Um dos nomes em ascensão, Tore joga atualmente pela Ajax.
Imagem: Divulgação/FIFA

VICTOR "TORE" SANTOS

A revelação brasileira da temporada, Victor "Tore" Santos, veste a camiseta do Ajax. O clube holandês, um dos mais vitoriosos do futebol europeu, está no competitivo desde 2016. Estrela em ascensão, Tore estreou como pro player em 2019 e já conquistou uma bela campanha em torneios internacionais, encerrando a temporada na 13ª posição no ranking de PS4, com 2275 pontos - sendo o brasileiro mais bem colocado do console.

O paulista chegou às semifinais da FUT Champions Cup Bucharest e às quartas da eNations Cup. O Ajax já organizou seletivas para jovens jogadores e até lançou uma plataforma online de aprendizado chamada Ajax Gaming Academy, para jogadores se inscreverem em peneiras, verem tutoriais e participarem de eventos.

Miguel Bilhar FIFA - Divulgação/Associazione Sportiva Roma - Divulgação/Associazione Sportiva Roma
Gaúcho joga na Associazione Sportiva Roma, tradicional clube italiano.
Imagem: Divulgação/Associazione Sportiva Roma

MIGUEL BILHAR

Campeão brasileiro, Miguel Bilhar venceu o "Brasileirão de FIFA", o Visa FIFA Interactive World Cup, último campeonato da EA sediado no Brasil em 2017. Além disso, o gaúcho de 21 anos traz consigo um histórico que não é para qualquer um. Só neste ano, Bilhar foi Top 4 da FUT Champions Cup 1, na Romênia. Fora isso, o pro-player já foi visto diversas vezes bem ranqueado no jogo.

Hoje, ele faz parte do time de eSports da "La Giallorossi", a Associazione Sportiva Roma - tradicional clube italiano com mais de 89 anos de história. O START conversou com Bilhar, que falou sobre essa valiosa chance. "Uma estrutura desse tamanho em volta, para mim foi a recompensa por todo trabalho nesses 3 anos, não foi fácil chegar ao topo", diz o jogador, que está atualmente em Londres jogando as qualificatórias para o Mundial de clubes.

Rafifa FIFA - Divulgação/PSG - Divulgação/PSG
O carioca de 24 já esteve em dois Mundiais do jogo.
Imagem: Divulgação/PSG

RAFAEL "RAFIFA" FORTES

Após pouco mais de duas temporadas no PSG, atual casa de Neymar, Rafael "Rafifa13" retornou para sua antiga equipe, que o levou ao topo do competitivo, a Netshoes E-Sports (antiga E-Sport Flix). Paris Saint-Germain foi um dos primeiros clubes a entrar no competitivo de FIFA. Rafifa foi contratado pelo time francês em 2017 e se tornou o primeiro brasileiro a defender uma equipe de futebol europeia nos eSports.

O carioca de 24 anos possui duas participações em Mundiais do jogo, já faturou dois Campeonatos Brasileiros e a FIFA Ultimate Team Championship, em 2017, além de ser um dos mais renomados do cenário. Para a temporada do FIFA 20, o carioca de 24 anos se junta à organização ao lado do catarinense Lucas "LucasRep" —os dois estiveram no Mundial de FIFA em 2017.

Paulo Neto FIFA - Divulgação/Atlanta United FC - Divulgação/Atlanta United FC
Paulo Neto joga para o Atlanta United FC, clube campeão da Major League Soccer 2018, liga americana de futebol e da Open Cup Champions de 2019
Imagem: Divulgação/Atlanta United FC

PAULO "NETO" NETO

Espécie de Fênix do FIFA nacional, Paulo Neto protagonizou uma das maiores polêmicas da última temporada do jogo após ser suspenso do circuito oficial da EA Sports por competir antes da idade permitida. Mesmo assim, o pernambucano de 16 anos fez um retorno triunfante e conquistou o vice-campeonato do PS4 na FUT Champions Cup Stage 2, em Bucareste, na Romênia. Na campanha, o brasileiro derrotou o campeão mundial do FIFA 19, Mohammed "MoAuba" por 6 a 1, perdendo apenas para o italiano Diego "CRAZY" por 1 a 0.

Em dezembro, o jogador anunciou sua contratação com a Atlanta United FC, clube campeão da Major League Soccer 2018, liga americana de futebol e da Open Cup Champions de 2019.

Brenner Silva FIFA  - CBF/Gfinity eSports - CBF/Gfinity eSports
O craque de 19 anos atualmente joga pela Sagan Tosu, do Japão.
Imagem: CBF/Gfinity eSports

BRENNER SILVA

Destaque do Mundial de Clubes de FIFA de 2019, Brenner Silva é uma das referências no Xbox. O brasileiro de 19 anos é campeão da Copa Europeia, a Fast Cup Geral 85 e a Fast Cup Ultimate Team, todas no FIFA 17. Ele já faturou o Campeonato Carioca presencial, é tricampeão no TorneiosOnline, bicampeão da G-Infinity 2017 e de outros campeonatos não oficiais. Colecionador inúmeros Top 100 na Weekend League, o jogador atualmente joga pela Sagan Tosu, do Japão.

SIGA O START NAS REDES SOCIAIS

Twitter: https://twitter.com/start_uol
Instagram: https://www.instagram.com/start_uol/
Facebook: https://www.facebook.com/startuol/
TikTok: http://vm.tiktok.com/Rqwe2g/
Twitch: https://www.twitch.tv/start_uol