Topo

"Sniper Elite 4": Dicas e segredos para uma mira certeira

Divulgação
Imagem: Divulgação

Daniel Esdras

Do GameHall

08/08/2019 04h00

"Sniper Elite 4" é um dos jogos da PS Plus, serviço de assinatura do PlayStation, para o mês de agosto. Nele, o jogador comanda Karl, um sniper lendário que completa objetivos quase impossíveis dentro das linhas inimigas.

Com uma inteligência artificial interessante, que consegue até mesmo localizar sua posição pelo barulho dos disparos, é preciso compreender bem as mecânicas para dominar o campo de batalha. Separamos dicas preciosas para ser o predador nesse jogo de gato e rato em que você precisa de nervos de aço para sobreviver.

Use o binóculo para tomar decisões

Sniper Elite 4 - 01 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Ser um sniper de elite não é para qualquer um: o cara precisa passar horas no ninho, analisando o ambiente e escolhendo os melhores alvos e movimentos para não ser detectado. "Sniper Elite 4" simula esse ambiente arriscado e te obriga a ter paciência.

Para evitar ser detectado e, especialmente, não morrer, é preciso verificar o máximo de abordagens possíveis antes de escolher a melhor opção. O melhor meio para isso é utilizar o binóculo para marcar inimigos, explosivos, caminhões, e até mesmo alvos de missões secundárias.

Com toda informação do ambiente, fica bem mais fácil decidir como agir e quais alvos eliminar primeiro.

Procure sempre um lugar alto

Sniper Elite 4 - 02 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

No meio das linhas inimigas, sozinho, na companhia somente do seu rifle: essas são as condições que "Sniper Elite 4" vai impor a cada nova missão. Para sobreviver e completar as tarefas, é preciso estar sempre um passo à frente dos adversários, e é por isso que elevação de terreno aqui é muito importante.

O primeiro motivo é para utilizar o binóculo de forma eficiente, uma prática importantíssima como explicamos acima. O segundo é para se manter protegido e ter uma boa visão de todo o campo de batalha.

A cada disparo, os inimigos vão tentar triangular a sua posição e vão se mover na busca por locais mais protegidos. Se você consegue vê-los pelo alto, terá a vantagem natural, tornando-se um predador implacável e indetectável.

O cenário pode ajudar

Sniper Elite 4 - 03 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Explodir barris vermelhos não é a única opção que "Sniper Elite 4" dá na hora de usar o cenário contra os inimigos. Existem diversas bugigangas e equipamentos dos inimigos que pode ser utilizados para uma abordagem não convencional.

É possível, por exemplo, destruir roldanas e derrubar caixas pesadas quando oficiais estiverem embaixo delas. Dependendo do momento, essa pode ser uma saída para não entregar a sua posição.

Quanto às explosões, além do poder destrutivo, elas também podem ser utilizadas como uma forma de evasão em caso de perigo. Assim que for detectado, exploda barris à distância para confundir os inimigos e troque de posição. Esse é um meio eficiente de se manter intocável.

Explore o ambiente

Sniper Elite 4 - 04 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Karl vai ganhando novas habilidades e níveis conforme vai completando missões e objetivos secundários em "Sniper Elite 4". Quanto melhor for seu desempenho na fase e mais desafios forem completados, maior será experiência ganha no final.

Vários desses desafios pedem que você encontre documentos e colecionáveis escondidos pelo mapa. Outros exigem destruir alvos como câmeras nazistas e estátuas específicas, como as de águia. A quantidade de experiência ganha ao completar essas atividades é bastante expressiva.

Melhore o seu equipamento completando desafios

Sniper Elite 4 - 05 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Antes de cada missão é possível escolher qual equipamento vai ser levado para o combate. São diversos rifles, fuzis, pistolas e outros itens, como bombas e curativos. Nesse momento também é possível comprar novos equipamentos com seus pontos de reconhecimento e também conferir os requisitos para melhorar suas armas.

Cada arma tem aprimoramentos de atributos e também visuais. Para conseguir desbloquear a melhoria é preciso completar desafios específicos da arma, como matar inimigos à distância ou com tiros em partes específicas do corpo.

Sempre que trocar o equipamento, vá até essa parte do menu de preparação para descobrir quais os desafios de melhoria.

Quando no chão, fique sempre em movimento

Sniper Elite 4 - 06 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Toda vez que você disparar ou fizer barulho, o estado dos inimigos vai mudar, podendo ir de patrulha até perseguição, quando descobrirem a sua posição. Muitas vezes eles deduzem a sua posição pelo barulho e vão até onde acham que você está escondido para verificar.

Por conta desses fatores, é importante estar sempre em movimento se você estiver no nível de altura dos inimigos. O primeiro motivo, mais óbvio, é evitar ser encontrado, mas o melhor mesmo é utilizar dessa mecânica para plantar armadilhas.

Assim que os inimigos adivinharem a sua posição, coloque uma armadilha no local e vá para um ponto com boa linha de tiro, e de preferência um arbusto para esconder. Alguns inimigos vão morrer na explosão da armadilha, enquanto você finaliza os outros com seu rifle de um local seguro.

O jogo de gato e rato é constante, e você precisa ser mais esperto que os adversários para se dar bem nas missões.

Use os sons a seu favor

Sniper Elite 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Os sons são parte importante da mecânica de "Sniper Elite 4". O primeiro efeito é sentido ao andar e gerar barulho. Quanto mais rápido você estiver, maior será o barulho gerado. Pelo minimapa é possível conferir a distância que o barulho gerado ao andar vai percorrer.

Só que essa parte é apenas a mais simples, já que inimigos e mesmo o ambiente podem gerar sons que te ajudam ou atrapalham. Em cada fase, será comum um veículo inimigo fazer ronda. Aviões, navios ou caminhões vão andar de um lado para o outro, gerando muito barulho pelo caminho.

No momento em que o barulho chega na sua localização, um ícone aparece na parte superior da tela. Essa é a hora de se movimentar com rapidez ou dar tiros sem alertar os inimigos. O bom uso dessa vantagem vai garantir bônus de experiência ao matar inimigos.

Mas o contrário também pode rolar. Usar dispersões como tiros em explosivos ou mesmo em paredes pode sair pela culatra se o barulho na região for muito alto. O segredo é dominar o tempo e usar bem o minimapa.

Dicas Finais

  • É possível matar com um único tiro em disparos no coração, figado e até rins. Não é necessário mirar sempre na cabeça
  • É possível atirar em granadas na roupa dos inimigos para matar mais de um inimigo de uma vez
  • É possível atirar nas suas próprias granadas para explodi-las antes do tempo normal
  • Usar armadilhas em cima dos corpos é mais eficiente e rápido que escondê-los
  • Existem poucos silenciadores no jogo, mas há munições que não fazem barulho para serem usadas no lugar deles. Abuse delas para ser um fantasma
  • Após matar inimigos, vasculhe seus corpos para ganhar munições e possíveis documentos de missões secundárias e colecionáveis