Topo

Plano Geral

Bate-papo sobre tudo o que rola no cinema do Brasil e do mundo


OPINIÃO

Plano Geral: Série com Julia Roberts, 'Gaslit' traz novo olhar sobre o escândalo Watergate

Mais Plano Geral
1 | 25

06/06/2022 17h38

No podcast "Plano Geral" desta segunda (6), Flávia Guerra e Thiago Stivaletti debatem a série "Gaslit", que reúne no elenco Julia Roberts e Sean Penn. Lançamento da plataforma de streaming Starzplay, a série traz uma nova visão sobre o escândalo Watergate a partir de Martha Mitchell (Roberts), esposa do Procurador-Geral da República do governo Nixon, John Mitchell (Penn). Martha ficou conhecida por revelar à imprensa informações de bastidores do governo Nixon, adorada pelos fãs mas tratada como persona non grata dentro do governo (confira no arquivo acima a partir de 31:19).

Outro destaque desta edição é a comédia romena "Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental", vencedora do Urso de Ouro de Berlim, em cartaz nos cinemas. Sem querer, o filme traça fortes paralelos entre Romênia e Brasil ao contar a história de uma professora que tem um vídeo de sexo vazado na internet, enfrentando o moralismo dos pais do colégio, tudo em meio à pandemia de covid (a partir de 00:53).

Também nos cinemas, o longa francês "Está Tudo Bem", de François Ozon, faz um retrato sensível sobre um senhor de idade que opta pelo suicídio assistido, para morrer ainda lúcido e com saúde. O tema voltou a esquentar na França depois que Alain Delon, o maior astro do cinema francês nos anos 60 e 70, anunciou que pretende morrer dessa maneira (ouça em 10:42).

Um dos melhores longas da temporada, o americano "O Contador de Cartas", de Paul Schrader, estreia direto no pay per view, para aluguel em plataformas como Apple TV+ e Net Now. O filme conta a história de William Tell, jogador profissional de black jack nos cassinos americanos que esconde um passado traumático como combatente na guerra do Iraque. O filme tem uma das melhores atuações da carreira de Oscar Isaac, ator conhecido pelos filmes da franquia "Star Wars", o épico "Duna" e a série "Cavaleiro da Lua", da Disney+ (no arquivo acima em 15:20).

Entre os festivais, o podcast levanta os destaques do Olhar de Cinema, festival de cinema de Curitiba que reúne o melhor dos filmes de autor nacionais e estrangeiros, e acontece também no online para todo o país (ouça em 23:35). Uma parte da programação do festival acontece também online para todo o Brasil até o dia 9 de junho em www.olhardecinema.com.br

"Plano Geral" é distribuído às segundas-feiras em Splash UOL. No programa, Flavia Guerra e Thiago Stivaletti conversam sobre o assunto que mais amam na vida: cinema. Os grandes lançamentos de Hollywood, o melhor do cinema brasileiro, os filmes de autor do mundo todo que estão bombando nos festivais. As estreias da semana nas salas, dicas do streaming e muito mais.

Você pode ouvir o podcast "Plano Geral" em plataformas de áudio como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, além do Youtube de Splash.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Plano Geral: Série com Julia Roberts, 'Gaslit' traz novo olhar sobre o escândalo Watergate - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Plano Geral