Topo

UOL Vê TV #55: Mais diversidade nas novelas? Mudanças na direção da Globo indicam que sim

Mais UOL Vê TV
1 | 25
Siga o UOL no

Colaboração para Splash, em São Paulo

02/12/2020 04h00

Mudanças na direção da Globo anunciadas nas últimas semanas terão impacto no que vamos assistir na emissora daqui para a frente? Tudo indica que sim. Este é um dos temas do podcast UOL Vê TV #55, com Chico Barney, Débora Miranda, Mauricio Stycer e participação da colunista de Splash Aline Ramos.

Enquanto Ricardo Waddington foi anunciado como o novo diretor de entretenimento da Globo a partir de 2021, José Luiz Villamarim, que desde 2014 desempenhava a função de diretor de núcleo, entra no lugar de Silvio de Abreu, diretor de teledramaturgia responsável por novelas, séries e programas de humor.

Para Débora, Silvio de Abreu fez muitas coisas importantes e ele mesmo destacou em sua mensagem de despedida o fato de ter dado espaço para novos autores, algo que na Globo costuma ser um processo mais árduo. "Ficava um revezamento entre autores mais consagrados e obviamente precisava de uma renovação para falar com outros públicos e ter conteúdo mais diverso."

A editora de Splash ressalta que Villamarim transformou a estética das novelas. "Ele consegue ser realista e ao mesmo tempo poético. As pessoas que trabalham com ele também falam sobre o espírito de trabalhar em equipe. As produções ainda estão lentas, mas em breve vai dar para sentir os resultados."

Avanço

Para Aline, já é possível ver um avanço nos últimos anos em relação à diversidade nas telas. "Esse modelo de trabalho de colaboração entre as pessoas facilita muito. Isso pode ajudar nesse processo e acredito que a expectativa pro que vai vir pode interferir na escalação de atores, principalmente a questão de atores negros."

"É notável e merece reconhecimento a abertura que Silvio de Abreu deu para novos autores assinarem novelas", diz Stycer, destacando nomes como Cao Hamburger e Manuela Dias, que fizeram bons trabalhos na emissora recentemente.

Eleições, 'A Fazenda' e mais

A cobertura das eleições municipais na televisão e as últimas semanas do reality show "A Fazenda" também estão na pauta do programa.

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV em todas as plataformas de áudio, como Spotify e Apple Podcasts, entre outras. No YouTube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo.

UOL Vê TV
1 | 16