PUBLICIDADE
Topo

UOL Vê TV #56: Caso Melhem revela urgência de falar sobre assédio e banir termo 'teste do sofá'

Mais UOL Vê TV
1 | 25
Siga o UOL no

Colaboração para Splash, em São Paulo

09/12/2020 04h00

A repercussão do caso Marcius Melhem e a forma como a TV Globo está enfrentando a situação é o assunto principal do podcast UOL Vê TV #56, com Aline Ramos, Chico Barney, Débora Miranda e Mauricio Stycer.

O diretor de humor saiu da Globo em meados do ano sendo elogiado pelos serviços prestados nos 17 anos de emissora. Isso motivou a volta do assunto e a indignação de mulheres que foram vítimas dele, representadas pela advogada Mayra Cotta.

"Em momento algum ficou claro o que a Globo fez para impedir isso e como a emissora lidou com o fato", diz Stycer. "No final de semana, quando só se falava desse caso, a Globo ignorou o assunto no 'Fantástico' e nos telejornais, uma atitude muito diferente de três anos atrás, quando houve o caso José Mayer."

"A gente tem de falar de assédio sexual como um todo, mas principalmente assédio sexual no trabalho. Eles são artistas, são figuras famosas, mas não deixam de ser empregados de uma empresa", analisa Aline.

Globo não cita Melhem, mas se esforça para atenuar efeitos

Chico Barney

"A Globo tem se antecipado para tentar de alguma forma atenuar o efeito a médio ou longo prazo com medidas, por exemplo, uma semana antes da entrevista com a advogada Mayra Cotta com Mônica Bérgamo ser publicada, cancelou os programas de humor ligados a Melhem. Já na semana passada teve uma recauchutagem na estrutura executiva da emissora —o timing disso é muito interessante", opina Barney.

'Teste do sofá'

Para os apresentadores do programa, é necessário banir a expressão "teste do sofá", que transforma em piada uma situação de violência.

"A repetição do assédio está presente na TV não só como termo fofinho mas como piada ou pegadinha", destaca Aline. "O pior do termo é que ele dá a entender que a vítima quer, que ela faz parte daquilo, que ela é a pessoa que troca sexo por um trabalho, por um papel. Sendo que muitas vezes o chefe ou superior sugere e quando ela nega ela é punida. Essa inversão é complicada."

'Dança dos Famosos' e mais

O momento atual do quadro "Dança dos Famosos" também é assunto nesta edição do podcast. Os colunistas do UOL falam ainda sobre possíveis substitutos para a reprise do especial de Roberto Carlos no fim de ano da Globo e a reta final de "A Fazenda".

Você pode ouvir o programa UOL Vê TV em todas as plataformas de áudio, como Spotify e Apple Podcasts, entre outras. No YouTube, a gravação do programa também é transmitida em vídeo.