Topo

Traição e mau gosto: O que Silvio Santos e filhas acharam de 'O Rei da TV'

do UOL, em São Paulo

29/05/2023 04h00

A série "O Rei da TV" (Star+), que retrata a vida e trajetória do apresentador Silvio Santos, gerou incômodo na família Abravanel.

Filhas do dono do SBT, Silvia Abravanel e Cintia Abravanel declararam a Splash os motivos da insatisfação com a produção da Star+. Dentre as acusações das herdeiras de Silvio Santos, está que a série fantasiou histórias em cima da vida de Silvio Santos.

Silvia e Cintia afirmaram que não assistiram toda a produção, mas houve reprovação geral entre os familiares, incluindo a do pai.

O que disse Silvia Abravanel

Silvio Santos não traiu Íris Abravanel. A filha rebateu a insinuação de adultério feita pela série. "Meu pai nunca traiu a minha mãe, nunca teve ninguém envolvido [com ele]. Nada dessas coisas baixas que eles quiseram mostrar [aconteceu]. Isso realmente é uma coisa que me deixou muito triste, muito magoada"

A imagem que quiseram passar do meu pai e da minha mãe não é real
Silvia no Splash Vê TV, de Splash

Silvio tentou assistir e não aprovou. "Nenhuma de nós [irmãs] assistiu, o meu pai também tentou assistir, mas também achou ruim (...) Foi o comentário: muito ruim, e ponto. Meu pai ensinou a gente: Se a gente for ligar para todas as críticas destrutivas, a gente não sai de casa, a gente não trabalha mais, a gente não faz nada".

Problema na garganta. "Achei [a série] extremamente desagradável, desde a imagem do personagem que fez o meu pai, até como tudo começou, toda a história que eles tentaram começar impactando, com o problema na garganta dele, que não foi absolutamente nada daquilo, não foi grotesco daquela maneira"

São coisas muito marcantes das nossas vidas. Então, as pessoas deveriam ter um pouco mais de decência, educação e respeito pela nossa história de vida. E vir conversar com a gente (...) Quer tirar sarro? Quer fazer a coisa engraçada? Mas faz baseado em fatos reais, sabe?
Silvia Abravanel sobre a série 'O Rei da TV'

Auto-observação na série. Silvia afirma que não teve interesse em ver como foi retratada. "Quando se retrata de fazer uma sátira de mim, eu não quero nem saber o que está acontecendo. Realmente não é problema meu. É a mesma coisa que se estivessem falando mal de mim"

O que disse Cíntia Abravanel

Família nunca foi procurada pela produção da série. "Não assistimos. Vimos o começo e entendemos que não era aquilo"

Considerou desrespeito. "Independentemente se gostam dele ou não, ele significa muito para a comunicação brasileira"

Questionamentos a colegas do meio artístico. Tenho amigos que estão lá, atores que trabalharam comigo no teatro [ela é diretora de teatro]. O dia que encontrar vou puxar a orelha, dizer 'o que você está fazendo lá naquela porcaria? Eu não te coloquei na carreira para você fazer merda não'"

Cintia respondeu se a família descarta processar os responsáveis pela série. "Para quê? É isso que eles querem. Eles querem mídia. Se a gente não der mídia, pronto. [...] Eu não sei qual é o objetivo deles", concluiu

Não é minha vida. Aquela pessoa não é meu pai
afirmou Cintia a Splash, em maio

Splash entrou em contato com a Star+, que optou por não se pronunciar sobre as declarações.

Produtores afirmam que a série mistura fatos com ficção e não tem compromisso de ser uma produção documental durante papo exclusivo com a reportagem em março.

O SBT também não se manifestou oficialmente sobre a produção na época.

A série foi lançada em outubro de 2022 e tem duas temporadas, com oito episódios em cada uma.