Primeira 'brasileira' a ganhar Oscar trabalhou em filme com Anthony Hopkins

O Oscar já premiou uma profissional nascida no Brasil e muita gente não sabe disso.

O que aconteceu

Luciana Arrighi, 85, venceu o Oscar de Melhor Direção de Arte pelo filme "Regresso a Howards End" (1993). Dirigido por James Ivory, o longa é protagonizado por Emma Thompsom, Helena Bonham Carter, Vanessa Redgrave e Anthony Hopkins.

Nascida no Rio de Janeiro em 1940, a figurinista e designer de produção foi naturalizada australiana e italiana. Seu pai era diplomata e por isso morou em diversos países do mundo desde criança, sem ter a chance de viver no Brasil.

Luciana começou a carreira no teatro, trabalhando em cenários de óperas. Além disso, foi responsável por projetos na BBC da Inglaterra.

Ela também trabalhou em "Vestígios do Dia" (1993), "Razão e Sensibilidade" (1995) e "Anna e o Rei" (1999). Pelo primeiro foi indicada ao BAFTA, e pelos outros dois foi nomeada ao Oscar, mas não venceu os prêmios, todos na categoria de direção de arte.

A vencedora do Oscar de 1994 é irmã da ex-atriz francesa Niki Arrighi, 77.

13 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Guilherme de Medeiros Silva

Então no caso ela só nasceu no Rio de Janeiro! Seu pai era um diplomata italiano e a mãe australiana. Como a constituição brasileira não se aplica a diplomatas ela nao recebeu a cidadania brasileira ao nascer e portanto não é brasileira 

Denunciar

João Luís Nery

KKKKKKK. Importante seria um premio nobel ou alguma patente importante. Mas aqui onde presidente se orgulha de nunca ter lido um livro, artista vira intelectual

Denunciar

Fernando Fonseca

Nesta época o Oscar, o Gramily, o Globo de Ouro e outras premiações tinha alguma credibilidade, mas a muito tempo são antros de militância comunista socialista...

Denunciar