Conteúdo publicado há 6 meses

Diretora rebate críticas após espectadores passarem mal ao ver ópera alemã

A diretora teatral Florentina Holzinger, 38, rebateu as críticas que vem recebendo pelo conteúdo de sua ópera "Sancta", em cartaz na Alemanha. 18 pessoas passaram mal e deixaram as sessões da obra, em choque com seu conteúdo 'profano'.

O que aconteceu

Holzinger explicou que o espetáculo possui teor crítico à religião e pediu que os potencialmente incomodados com esse tipo de conteúdo não compareçam às encenações. "'Sancta' trata sobre a imagem da mulher na igreja e examina os mecanismos utilizados há décadas para influenciar os corpos femininos e a sexualidade. Se não quer ver, não venha", declarou, por meio de seu perfil no Instagram.

A diretora também alfinetou o público que se sente ferido pelo viés truculento e crítico de sua obra. "Qualquer um que não aguente ver representações de violência não deveria assistir a uma peça que se inspira na Igreja Católica. O fato de precisarmos lidar com ameaças e discurso de ódio de fanáticos religiosos é parte do problema, e é o motivo pelo qual me pareceu tão importante fazer essa peça."

"Sancta" conta a história de uma freira que descobre a própria sexualidade e mostra, no palco, religiosas despindo seus hábitos até a completa nudez. Um dos momentos mais chocantes da peça, a ponto de levar espectadores a necessitarem de atendimento médico, é o trecho em que uma das atrizes corta um pedaço da própria pele e o leva ao forno.

13 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Giampaolo Foschini Di Donato

Tipo de produto artístico que eu não apreciaria. Não por ignorar que igrejas também cometeram excessos. Mas não fazer meu gosto esse tipo de produção.  Por outro lado creio que a autora tem razão, as pessoas que não gostam ou concordam, não deveria ir. O produto está sendo exibido em salas reservadas, vai quem quer, não sendo divulgado em espaços públicos ou de acesso que possa ser generalizado.  Resta só saber se o material de divulgação deixa isso bem claro. 

Denunciar

Karen Fraser Colby Demattos

Quem não tem talento usa e abusa da suscetibilização para se promover no mundo artistico, caso contrário permanecerá para sempre no ostracismo.

Denunciar

Joari Fernandes Coimbra

O engraçado é que sempre estão fazendo críticas a religião católica porque sabem que não haverá resposta. Será que algum dia vão realizar alguma “arte” com Maomé?

Denunciar