O que aconteceu com sequestrador de Silvio Santos e Patrícia Abravanel?

Silvio Santos e Patrícia Abravanel foram sequestrados em agosto de 2001. O bandido Fernando Dutra Pinto foi preso pelo crime, mas morreu menos de um ano depois.

O que aconteceu

Patrícia Abravanel foi sequestrada na mansão da família, no Morumbi, em 21 de agosto de 2001. Apresentadora foi liberada uma semana depois, na madrugada do dia 28, após o pai pagar um resgate de R$ 500 mil.

Dois sequestradores foram presos no mesmo dia: Marcelo Batista Santos e Esdras Dutra Pinto. Irmão de Esdras, Fernando Dutra Pinto, e uma namorada fugiram com o dinheiro do resgate. Após ser encontrado em hotel de Alphaville, o bandido matou dois policiais e fugiu novamente.

Fernando invadiu a mansão de Silvio Santos mais uma vez e fez o apresentador de refém, em 30 de agosto. Ele permaneceu com o empresário por oito horas, pedindo helicóptero para fuga e se recusando a negociar com a polícia.

Sequestrador dormiu em terreno próximo à casa de Silvio. Em depoimento, afirmou que pediu ajuda ao milionário, pois achava que seria morto pela polícia. Mais tarde, liberou Íris Abravanel, suas filhas e as funcionárias da casa.

Bandido concordou em se entregar após a chegada do então governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. O político garantiu a integridade física do criminoso.

Fernando morreu quatro meses depois, em uma penitenciária de São Paulo. Ele teve uma parada cardiorrespiratória decorrente de pneumonia bacteriana.

No entanto, segundo relatório da ONG Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos, ele sofreu tortura e negligência médica. Fernando teria sido agredido por agentes penitenciários, lesionando o ombro. Ainda chegou a sofrer outras agressões e banhos de água fria.

91 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Victor Saeta de Aguiar

Esse relato da famosa ocorrência do "sequestro" de Patricia e Silvio Santos é absurdo. Demonstra total desconhecimento dos fatos e mente descaradamente ao afirmar que o "sequestrador" matou dois policiais. Como pode publicar isso? O garoto estava com 500k em um flat localizado em Alphaville e houve uma corrida de policiais para o local. Policiais que sequer estavam envolvidos na ocorrência. O garoto conseguiu fugir e voltou para a casa do Silvio em busca de proteção da Polícia. Ele não matou ninguém. Não tinha coragem para isso, Era um pobre garoto iludido, bobão, evangélico. Se algum dia o autor da matéria conseguir um diploma de jornalista certamente irá revisar esta matéria absurda. Não tem reporter investigativo aí?

Denunciar

Jose Claudio dos Santos

Na época, várias equipes policiais se mobilizaram, na busca do sequestrador, de forma independente, buscavam o dinheiro do resgate. Os dois policiais mortos chegaram a dominar o sequestrador no hotel, no desespero para pegar e esconder o dinheiro, foram dominados pelo criminoso, acabaram mortos. Inclusive existem relatos que um dos policiais estava com pacotes de dinheiro dentro da roupa, mesmo morto. Falta jornalismo sério, onde a verdade exista.

Denunciar

Antonio Edison Bortolucci

Morreu bem...e nos proporcionou uma boa economia porque não tivemos que sustentá-lo atrás das grades. Essa receita deveria ser aplicada a todos que cometem crime de morte em assaltos. 

Denunciar