Arte Fora do Museu

Arte Fora do Museu

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Olhe para o chão de São Paulo para ver (ou ler) a obra de Regina Silveira

Em janeiro lembramos nessa coluna da obra de arte em espaço público mais antiga da cidade de São Paulo, o Obelisco do Piques. A arte na cidade está quase sempre associada a paredes, ao vertical. Quase sempre, não sempre. A poucos passos do obelisco podemos encontrar a Biblioteca Mário de Andrade, por si só um marco da arquitetura art déco de São Paulo construída em 1952 e assinada pelo francês Jacques Pilon. Ainda no conjunto, é possível ver a escultura do poeta Luiz Vaz de Camões, de autoria de José Cucê.

Estátua de Camões em frente à biblioteca
Estátua de Camões em frente à biblioteca Imagem: Getty Images

Novamente, o olhar aqui é para o vertical. Porém, ao baixar o olhar das paredes para o chão, encontra-se uma pequena joia da arte urbana na cidade.

A biblioteca antes de receber o piso de Regina Silveira
A biblioteca antes de receber o piso de Regina Silveira Imagem: Divulgação/Jose Cordeiro/SPTuris

Assinada pela artista plástica Regina Silveira, a obra Paraler é uma grande intervenção urbana inaugurada em 2015 nas calçadas em torno do prédio. O imenso mosaico tem cerca de mil metros quadrados e se estende entre as duas entradas do prédio, na Rua da Consolação e na Avenida São Luís, e levou mais de dois anos para sua construção.

A estética a obra de Regina emula um imenso bordado em preto e branco desenhado em quase dois milhões de peças em porcelanato. Em uma casa onde livros são armazenados, Regina escolheu uma palavra para ilustrar seu trabalho. "Biblioteca" pode ser lido em vários idiomas nessa obra, passando pelo português, espanhol, russo, hebraico, grego, italiano, coreano e japonês.

Paraler de Regina Silveira
Paraler de Regina Silveira Imagem: Reprodução @saopauloantiga

Este imenso mosaico emula o bordado em ponto de cruz. Além das palavras, também é possível ver o desenho das agulhas na calçada.

Paraler não foi pensada originalmente para São Paulo, mas sim para outra biblioteca, a de Nova York, nos Estados Unidos. Projetada em 2002 como Paving the Way (Pavimentando o Caminho, em livre tradução) venceu um concurso na cidade, mas acabou não sendo concretizada, para azar dos nova-iorquinos e sorte dos paulistanos.

Após uma reforma, em 2011, a biblioteca paulistana passou a receber a obra que passa quase despercebida para quem anda pelo centro em ritmo acelerado. Um trabalho para ver (ou ler) olhando para baixo.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes