Arte Fora do Museu

Arte Fora do Museu

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

O primeiro monumento de São Paulo

São Paulo completa 470 anos hoje. As imagens dessa data costumam retomar criações artísticas como o Monumento Às Bandeiras e Borba Gato ou prédios históricos como o Copan ou o Banespão. No entanto, há um símbolo da cidade que é pouco lembrado e é justamente o monumento mais antigo da cidade.

Em pleno centro de São Paulo, em um lugar que um dia foi portal de entrada e saída, segue firme o que pode ser considerada a primeira obra de arte pública da cidade, construída em 1814. No meio da praça denominada Largo da Memória, está um obelisco de cerca de 5 metros de altura conhecido como Obelisco do Piques. O autor e primeiro artista de rua a assinar um trabalho na cidade foi um português, o pedreiro Vicente Gomes Pereira, também conhecido como Mestre Vicentinho.

Obelisco do Piques
Obelisco do Piques Imagem: Dornicke

A obra esculpida em rocha de granito foi feita sob encomenda do Conde de Palma em homenagem ao governador da época, Bernardo José de Lorena. O obelisco ficava dentro da água, em uma bacia de alvenaria e entre grades. Sim, o primeiro monumento da cidade já nasceu preso.

O obelisco não foi a obra principal ali, mas sim um resto. A partir da obra de alargamento das ladeiras do Pique e da Palha, do largo e do chafariz que existia no local, o engenheiro militar Daniel Pedro Müller solicitou que com a sobra da construção o pedreiro Mestre Vicentinho fizesse o obelisco. Assim nasceu a primeira obra de arte urbana oficial da cidade.

O complexo das obras do Largo da Memória visava a facilitação da comunicação entre São Paulo e o interior. Não por acaso, ficava na fronteira do que era conhecido como "Cidade Nova", ou seja, o outro lado do rio que corria ali, o Anhagabaú. O lugar virou ponto de parada de quem buscava água potável no chafariz, descanso, já foi também lugar de comércio de escravizados e hoje é uma praça quase esquecida no meio do centro.

O largo passou por algumas reformas nesses mais de dois séculos. Entre as mudanças, as grades saíram e a água também já não se encontra ali para ser bebida. A hostilidade representada pelo cerco se foi, mas o acolhimento de um lugar para descanso e beber água potável também não se encontram mais. Já o monumento segue praticamente igual. Engolido pela cidade que cresceu e quase esquecido em um largo que leva curiosamente o nome de memória.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes