Topo

Temporada

Entornos

Retratos do que acontece longe dos grandes centros, com curadoria do chef Rodrigo Oliveira

Berinjela à parmegiana: faça em casa receita famosa de bar cinquentenário

Bufalos

Co-produção com Nossa e MOV

16/04/2020 17h37

Entre mais de 20 receitas de berinjela do cardápio, a versão à parmegiana é a grande estrela do premiado Bar do Berinjela, ícone da gastronomia de boteco na Zona Leste de São Paulo.

A história de mais de 50 anos do bar é contada no novo episódio de Comendo pelas Beiradas, websérie de Nossa que mapeia as delícias mais famosas de bares e restaurantes dos entornos de São Paulo.

As gravações aconteceram em fevereiro de 2020, antes do período de isolamento social imposto pelo novo coronavírus. Mas se bater a vontade de provar esta delícia, você pode reproduzir em casa a receita original que o Bar do Berinjela compartilha com os leitores de Nossa:

Bar do Berinjela - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Berinjela à Parmegiana

Ingredientes

  • 1 berinjela grande
  • 300g de molho de tomate fresco
  • 150g de mussarela
  • molho inglês
  • 50g de parmesão
  • Orégano
  • 200 ml de água

Preparo

Corte a berinjela na metade e retire o cabo. Você pode prepará-la em uma chapa ou em uma frigideira antiaderente.

Faça pequenos cortes diagonais na parte branca das metades da berinjela e coloque na chapa com a parte branca para baixo.

Acrescente 100 ml de água e deixe cozinhar. Depois, acrescente os 100 ml restantes.

Vire a berinjela com a parte roxa para baixo e tempere a gosto com o molho inglês. Deixe cozinhando até a parte clara ficar mole.

Acrescente o molho de tomate e a mussarela (veja no vídeo o procedimento), tampe até a mussarela derreter. Acrescente o parmesão e o orégano.

Delivery

É de São Paulo? No momento, por conta do isolamento social, o Bar do Berinjela está atendendo apenas por delivery. Você pode fazer seus pedidos pelo telefone (11) 2671-2992 (seg. a sex, 11h/22h; sáb 12h/18h). O cardápio está no site do bar.

Para inspirar na cozinha

Apresentada pela pesquisadora gastronômica Priscila Sabará, Comendo pelas Beiradas nasceu a partir de uma ideia proposta pelo chef Rodrigo Oliveira, curador da primeira temporada de Nossa. O tema Entornos: retratos do que acontece longe dos grandes centros norteou a produção desses vídeos e de uma série de conteúdos do portal.

Para maratonar Comendo pelas Beiradas, clique aqui e veja fullscreen na tela do seu computador ou celular ou acompanhe no Youtube de Nossa