Topo

Temporada

Entornos

Retratos do que acontece longe dos grandes centros, com curadoria do chef Rodrigo Oliveira

Arroz de lula é prato sensação do tradicional Bar do Jô; veja a receita

Bufalos

Co-produção com Nossa e MOV

23/04/2020 04h00

Há 40 anos, o baiano Jô recebe na porta os clientes que visitam o bar que leva seu nome. "Isso foi o que conquistou o povo", diz com orgulho. E não são poucos os que cruzam São Paulo para provar as delícias do Bar do Jô, no bairro do Pari, na zona central da capital.

Nestas décadas de bem-servir, os petiscos e a tradicional feijoada fizeram a fama do misto de bar e restaurante. Mas o arroz de lula tem um carinho especial entre as criações próprias do Jô.

A história do prato e deste empreendedor visionário é o mote do novo episódio de Comendo pelas Beiradas, websérie de Nossa que mapeia as delícias mais famosas de bares e restaurantes dos entornos de São Paulo.

As gravações aconteceram em fevereiro de 2020, antes do período de isolamento social imposto pelo novo coronavírus. Mas se bater a vontade de provar esta delícia, você pode pedir pelo delivery (veja abaixo) ou reproduzir em casa a receita original que o Bar do Jô compartilha com os leitores de Nossa:

Arroz de lula do Bar do Jô

Ingredientes

  • 200g de lula
  • 100g de brócolis
  • 150g de arroz
  • 340g de molho de tomate e/ou tomates frescos a gosto
  • Cebola a gosto
  • Sal a gosto
  • Alho a gosto
  • Azeite de oliva a gosto
  • Queijo parmesão a gosto

Preparo

Arroz
Em uma panela, refogar cebola e alho com azeite de oliva (quantidade a gosto).
Acrescentar o arroz e cozinhá-lo em água fervente.

Molho de tomate
Refogue alho e cebola com azeite de oliva e acrescente tomates frescos batidos. Cozinhe até ter o ponto de molho. Você também pode optar pelo molho de tomate da sua preferência ou seguir a receita caseira de Nossa.

Lula
Cozinhe a lula por meia hora apenas em água. Retire-a e corte em anéis. Reserve.

Brócolis
Refogue com alho e cebola a gosto, acrescente água, e deixe cozinha até ficar bem tenro.

Preparo final
Coloque o molho de tomate em uma panela, depois os anéis de lula e os brócolis.
Cozinhe até incorporar todos os ingredientes.
Em seguida, acrescente o arroz e mexa para incorporar. Prestes a servir, acrescente o azeite de oliva e o parmesão a gosto.

Delivery

É de São Paulo? No momento, por conta do isolamento social, o Bar do Jô está atendendo apenas por delivery. Você pode fazer seus pedidos pelo telefone (11) 3311-0347 (seg. a sáb; 12h/0h).

Para inspirar na cozinha

Apresentada pela pesquisadora gastronômica Priscila Sabará, a série Comendo pelas Beiradas nasceu a partir de uma ideia proposta pelo chef Rodrigo Oliveira, curador da primeira temporada de Nossa. O tema Entornos: retratos do que acontece longe dos grandes centros norteou a produção desses vídeos e de uma série de conteúdos do portal.

Para maratonar Comendo pelas Beiradas, clique aqui e veja fullscreen na tela do seu computador ou celular ou acompanhe no Youtube de Nossa