PUBLICIDADE
Topo

Temporada

Entornos

Retratos do que acontece longe dos grandes centros, com curadoria do chef Rodrigo Oliveira

Dadinho de tapioca: aprenda a receita original com o chef Rodrigo Oliveira

Rodrigo Oliveira

Curador de Nossa

10/03/2020 04h00

Quem diria que um erro culinário poderia originar um dos petiscos mais famosos dos bares e botecos do Brasil. Pois foi isso que aconteceu com os dadinhos de tapioca.

A massa de bolinho esquecida sobre o balcão estava prestes a ir para o lixo quando o chef Rodrigo Oliveira teve o insight de aproveitar aquele preparo. O resultado foi tão bom que os dadinhos viraram marca registrada do restaurante Mocotó, ganharam fama e hoje são copiados por bares de todo o país e, inclusive, no exterior.

Para a temporada de estreia de Nossa, a receita do nosso curador convidado não poderia ficar de fora do menu de vídeos e reportagens do tema que Rodrigo elegeu: Entornos: retratos do que acontece longe dos grandes centros.

Dê o play e aprenda com ele a receita original dos dadinhos de tapioca!

Dadinhos de tapioca - Instagram/balaioims - Instagram/balaioims
Imagem: Instagram/balaioims

Dadinhos de tapioca e queijo de coalho

Ingredientes

  • 300g de queijo de coalho
  • 250g de tapioca granulada
  • 8g de sal (a quantidade pode variar de acordo com o sal do queijo)
  • 1 pitada de pimenta-branca
  • 500ml de leite

Preparo

Forre uma assadeira de aproximadamente 20 x 30 centímetros com papel-filme e deixe à mão.

Rale o queijo no ralador fino e misture com a tapioca, o sal e a pimenta-branca. É importante que estejam bem misturados para evitar a formação de grumos.

Junte o leite fervente, mexendo sempre para que a tapioca hidrate uniformemente.

Continue mexendo até a mistura se firmar.

Despeje na assadeira forrada e cubra com o papel-filme ou saquinho plástico culinário para evitar que se forme uma película.

Deixe esfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira por pelo menos três horas.

Corte em cubos e frite por imersão a 170ºC até dourar. É importante respeitar a temperatura de fritura para que os dadinhos fiquem crocantes e sequinhos.

Para quem preferir, o forno também é opção.Para isso, unte uma assadeira com manteiga e asse os dadinhos a 200ºC, até ficarem dourados.

Sirva com molho de pimenta agridoce ou uma geleia.

Dica

Os dadinhos podem ser guardados na geladeira por até três dias sem fritas. Caso não tenha uma fritadeira com termostado em casa, é só ir regulando a chama do fogão até os dadinhos saírem da maneira desejada.

Rendimento

10 porções

VEJA MAIS

A temporada Entornos, sugerida por Rodrigo Oliveira, também deu origem à websérie Comendo pelas Beiradas, que mapeia ícones da gastronomia nas periferias de São Paulo. Confira o episódio de estreia, sobre o bolinho carne mais famoso da cidade: