Topo

Temporada

Entornos

Retratos do que acontece longe dos grandes centros, com curadoria do chef Rodrigo Oliveira

Que tal um bolinho de carne? Aprenda a receita tradicional do Bar do Vito

Bufalos

Co-produção com Nossa e MOV

30/04/2020 04h00

Fundado pelo imigrante lituano Vitautas Tunnelis em 1942, o tradicional bar fica na Vila Zelina, bairro da Zona Leste de São Paulo que recebeu a colônia lituana na década de 1930.

A família de Vito ficou à frente do bar até 2005, quando os atuais proprietários assumiram o comando da casa. No cardápio, mantiveram iguarias como sardinhas em salmoura e geleia de carnes de porco. Mas um dos petiscos mais famosos é o bolinho de carne.

A história deste bar e do seu saboroso petisco você conhece no novo episódio de Comendo pelas Beiradas, websérie de Nossa que mapeia as delícias mais famosas de bares e restaurantes dos entornos de São Paulo.

As gravações aconteceram em fevereiro de 2020, antes do período de isolamento social imposto pelo novo coronavírus. Mas se bater a vontade de provar esta delícia, você pode reproduzir em casa a receita original que o Bar do Vitor compartilha com os leitores de Nossa (veja abaixo).

E mais: pode dar aquela força para o Bar do Vito manter os funcionários e voltar com pique total ao fim do isolamento. Neste site, você dá sua contribuição (R$ 25 a R$ 100) e o valor é revertido em consumação quando o bar abrir as portas novamente.

Bolinho de carne - Bar do Vito - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Bolinho de carne do Bar do Vito

Ingredientes

  • 1 kg de carne de patinho moída duas vezes
  • 2 ovos
  • 4 pães francês amanhecidos
  • 1 cebola grande ralada
  • 3 dentes de alho espremido
  • 1 colher de café de tempero baiano*
  • Óleo para fritar

Preparo

Pique bem os pães amanhecidos e molhe-os levemente em água. Misture bem com a carne, a cebola ralada, os ovos e o alho espremido e o tempero baiano. Na palma da mão, forme bolas de tamanho médio e depois achate um pouco para ficar na forma de um disco ovalado. Frite em óleo quente.

* Tempero baiano é um mix de especiarias encontrado à venda em supermercados, feiras e similares com esse nome.

Para inspirar na cozinha

Apresentada pela pesquisadora gastronômica Priscila Sabará, a série Comendo pelas Beiradas nasceu a partir de uma ideia proposta pelo chef Rodrigo Oliveira, curador da primeira temporada de Nossa. O tema Entornos: retratos do que acontece longe dos grandes centros norteou a produção desses vídeos e de uma série de conteúdos do portal.

Para maratonar Comendo pelas Beiradas, clique aqui e veja fullscreen na tela do seu computador ou celular ou acompanhe no Youtube de Nossa