Topo

Casal e seus seis gatos viajam pelo Brasil a bordo de um micro-ônibus

Camila e Fernando fizeram um trabalho de adaptação dos gatos ao novo ambiente e criaram estruturas especiais para eles - Reprodução Instagram
Camila e Fernando fizeram um trabalho de adaptação dos gatos ao novo ambiente e criaram estruturas especiais para eles Imagem: Reprodução Instagram

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

07/03/2022 04h00

Atualmente, há diversos destes viajantes que fazem questão de levar para a estrada seus companheiros caninos. O casal Camila Pedrassoli e Fernando Coury (@pegadasitinerantes), porém, conseguiu inovar ainda mais esta tendência de vida nômade.

Eles transformaram um micro-ônibus em motorhome e saíram para viajar pelo Brasil com nada menos do que seis gatos.

"Quisemos ter um motorhome por anos. Mas já tínhamos nossos gatos e achávamos que seria muito difícil viajar com eles desta maneira", conta Camila.

Mas, um dia, descobrimos no YouTube o canal de um casal mexicano que viaja com três gatos em uma Kombi. E eles nos inspiraram a montar um projeto parecido".

Camila e Fernando - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Camila e Fernando
Imagem: Arquivo pessoal

O veículo escolhido para a empreitada foi um micro-ônibus da marca Mercedes-Benz fabricado em 1981, um micro-ônibus não muito pequeno. E transformaram seu interior com as próprias mãos.

No micro-ônibus, o casal instalou quarto, cozinha, fogão, geladeira, painéis solares, uma caixa d'água, banheiro com privada e água quente, além de sala de estar que vira um estúdio de tatuagem (Camila é tatuadora e está atendendo clientes durante a viagem).

E fizeram muitas coisas pensando nos gatos, com o interior bem amplo, para eles poderem correr livremente, nichos com grade para poder viajar com eles em segurança. E tudo é feito de madeira, para que eles afiem as unhas onde quiserem.

Além disso, existem tocas espalhadas pela casa toda porque gatos gostam de se esconder de vez em quando. O motorhome é mais deles do que nosso".

E esta residência móvel foi batizada com um nome bem propício: Miaucedes.

Adaptação dos viajantes felinos

O motorhome ganhou uma estrutura feita especialmente para os gatos - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
O motorhome ganhou "varandinhas" feitas especialmente para os gatos
Imagem: Arquivo pessoal

Camila, Fernando e seus seis bichanos estão na estrada há dois meses e já tiveram a chance de visitar lindas praias do litoral de São Paulo. Por causa da presença dos gatos, porém, a preparação para a viagem foi enorme.

Quando o motorhome estava quase pronto, começaram a levar os gatos diariamente para dentro do veículo, para que se acostumassem com o ambiente. Depois, se mudaram com eles para dentro do motorhome por um mês. E, após este mês, começaram a dar pequenas voltas com o motorhome para que os gatos se habituassem com a movimentação da estrutura.

Os gatos do casal estão em casa no Miaucedes - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Os gatos do casal estão em casa no Miaucedes
Imagem: Arquivo pessoal

E, para que eles pudessem fazer passeios fora do motorhome, hoje andam com eles de coleira.

O que mais nos deixava preocupados era ver como eles reagiriam ao motorhome em movimento, ao barulho do micro-ônibus. Mas eles logo entenderam que ali dentro é um lugar seguro".

Camila se diverte com seus gatos dentro do Miaucedes - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Camila se diverte com seus gatos dentro do Miaucedes
Imagem: Arquivo pessoal

Atualmente, para deixar a viagem mais econômica, o casal costuma estacionar e pernoitar em locais gratuitos, como estacionamentos públicos, praças e postos de combustível. E eles preparam sua própria comida na estrutura de cozinha oferecida pelo Miauhome.

E esta viagem em família não tem hora para acabar: Camila e Fernando pretendem continuar desbravando o Brasil com o Miauhome e seus gatos pelos próximos anos — e, quem sabe, ir a outros países com o veículo.

Não temos uma data de término da nossa viagem, não sabemos por quantos anos iremos viver dessa forma. Estamos apenas começando. Há muita estrada no nosso futuro".