Topo

Mulheres e cãozinho viajam pelo Brasil em Fiat Idea que virou motorhome

Lionela, Annelise e Sakê: trio que viaja o Brasil a bordo de um Fiat Idea transformado em motorhome - Arquivo pessoal
Lionela, Annelise e Sakê: trio que viaja o Brasil a bordo de um Fiat Idea transformado em motorhome Imagem: Arquivo pessoal

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

23/02/2022 04h00

Quem vê de longe Lionela Carolina da Silva Marques (@lionelacarolina) e Annelise Neves Streich (@anne_trips) viajando com seu Fiat Idea pelas estradas do país jamais chegará à conclusão de que, dentro do veículo, existe uma verdadeira casa móvel.

Com suas próprias mãos, as duas amigas transformaram seu pequeno carro em um improvável motorhome, equipando-o com caixas para guardar itens necessários para o dia a dia na estrada (como utensílios de cozinha, alimentos e roupas) e para servir de suporte para uma cama que elas conseguem abrir no interior do veículo.

Os trabalhos de conversão do Idea em residência itinerante duraram aproximadamente três meses — e, com a obra pronta, elas começaram a viajar por lindos destinos do Brasil a partir do final do ano passado.

Lionela, Annelise e Sakê, em frente ao Fiat Idea transformado em motorhome - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Annelise, Lionela e Sakê, em frente ao Fiat Idea transformado em motorhome
Imagem: Arquivo pessoal

Lionela conta que conheceu Anne em 2007 e, juntas, fizeram várias viagens, inclusive para o exterior. Anne sempre quis realizar uma grande viagem de carro e teve a ideia de transformar um carro em casa para poder economizar com hospedagem e viajar mais.

Além das humanas, Sakê, o cachorrinho maltês de Lionela, também partiu para a estrada. "Ele é muito calmo, se adaptou ao motorhome e tem sido uma ótima companhia para a gente", diz a tutora do pet, que já conta 11 anos.

Cãozinho idoso é companhia - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Cãozinho idoso é companhia
Imagem: Arquivo pessoal
Lionela e Sakê - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Annelise e Sakê
Imagem: Arquivo pessoal

Economia e bela vista

Com isso, a dupla deixou São Paulo há quatro meses e já dirigiu pelos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, sem data para voltar.

Temos dormido todas as noites dentro do próprio carro. Não ficamos em hotéis, pousadas ou campings pagos. Nossa ideia, ao criar este motorhome, foi evitar gastar com hospedagem", relata Lionela.

Lionela e Annelise conseguem vistas privilegiadas na viagem - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Lionela e Annelise conseguem vistas privilegiadas na viagem
Imagem: Arquivo pessoal

Nas cidades que visitam, estacionam em praças, ruas residenciais e áreas de frente para o mar, muitas vezes se informando em aplicativos sobre lugares seguros para pernoitar.

É como se estivéssemos em uma suíte com vista para o mar, mas sem pagar uma diária de hotel absurdamente cara", avalia Anne.

O melhor e o pior da viagem

Até o momento, Lionela, Anne e Sakê já estiveram em destinos brasileiros como Tiradentes (MG), Pancas (ES), São Miguel dos Milagres (AL), Porto de Galinhas (PE) e Baía Formosa (RN).

"Gostamos muito do Espírito Santo. É um estado que muita gente pula ao percorrer o Brasil. Mas é um lugar cheio de lindas praias e montanhas, que nos surpreendeu. Pensávamos em ficar apenas uma semana por lá, mas permanecemos por um mês", relata Anne.

Viajar em um veículo de pequeno porte como o Fiat Idea, entretanto, exigiu que as amigas soubessem renunciar a comodidades.

"A jornada tem sido linda, mas, logicamente, passamos alguns apertos no motorhome. É um espaço bem pequeno, onde, muitas vezes, temos que fazer malabarismos para nos acomodar", conta Lionela.

Além disso, a dupla já enfrentou pequenos apuros na estrada, como medo de estacionar ao lado de um cemitério em Minas Gerais, ou ocasiões em que uma delas caiu doente e precisou ficar deitada dentro do carro durante o dia, em um calor enorme.

Por dentro do motorhome

Lionela e Sakê na "cama" do motorhome - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Annelise e Sakê na "cama" do motorhome
Imagem: Arquivo pessoal
"Cabine" que serve como banheiro do motorhome - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
"Cabine" que serve como banheiro do motorhome
Imagem: Arquivo pessoal

Para preparar as refeições, as duas amigas levam no Fiat Idea equipamentos como fogareiro e panelas.

Já na hora do banho, elas conseguem puxar uma espécie de chuveirinho para fora do veículo, se cercar por um biombo feito com lona (que fica pendurado na porta aberta do porta-malas) e tomar uma ducha com privacidade (a caixa d'água existente no carro também as auxilia a lavar as roupas).

Annelise e Lionela em frente ao motorhome - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Lionela e Annelise em frente ao motorhome
Imagem: Arquivo pessoal

E o motorhome tem até uma espécie de privada.

Mulheres solo na estrada

Hoje, há muitos brasileiros e estrangeiros adotando o mesmo estilo de vida de Lionela e Anne: são pessoas que compram ou montam seus próprios motorhomes e vivem nos veículos enquanto viajam. Porém, grande parte destes viajantes é composta por homens ou casais nos quais há a presença de um homem.

Lionela - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Annelise
Imagem: Arquivo pessoal
Annelise - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Lionela
Imagem: Arquivo pessoal

Lionela e Anne afirmam que, com sua viagem, querem mostrar que mulheres podem viajar de motorhome sozinhas ou acompanhadas por amigas.

"Se conseguirmos inspirar pelo menos uma mulher a viajar assim pelo nosso país já ficaremos muito felizes", diz Lionela.

Há lindos lugares no Brasil que oferecem segurança e hospitalidade para viajantes mulheres".