PUBLICIDADE
Topo

Kombi vira casa de viajantes e cachorrinha em tour por 8 estados do Brasil

Camila, Leonardo e Luna em frente à Kombihome - Arquivo pessoal
Camila, Leonardo e Luna em frente à Kombihome Imagem: Arquivo pessoal

Marcel Vincenti

Colaboração para Nossa

10/11/2021 04h00

Com empregos e uma rotina pouco prazerosos, Camila da Silva Moller e Leonardo Moller Pitella (@desbravatrip) resolveram fazer uma mudança radical em suas vidas.

O casal comprou uma Kombi, transformou seu interior em uma verdadeira casa, largou seus trabalhos e, no começo de 2019, deixou a cidade de Limeira (São Paulo) a bordo do veículo para viajar pelo Brasil e pelo mundo. E eles tinham companhia: levaram junto sua border collie, chamada Luna.

O trio se encontra até este momento na estrada: desde o começo da jornada, os viajantes já rodaram cerca de 17.000 quilômetros e visitaram oito Estados brasileiros, passando por destinos paradisíacos como os cânions do Rio Grande do Sul, as praias do litoral norte de São Paulo, as cachoeiras de Minas Gerais e o litoral baiano.

Leonardo e Luna na Kombihome - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Leonardo e Luna na Kombihome
Imagem: Arquivo pessoal

E eles afirmam: morar e viajar com um cachorro em uma Kombi tem sido uma delícia.

"Tudo o que temos hoje está dentro deste veículo. E ele é equipado com tudo o que precisamos para viver. Tem cama, fogão, geladeira, pia, caixa d'água e banheiro. Para nós, é uma pequena casa. E, para a Luna, é um lar enorme", conta Leonardo.

Hoje, a Luna é bem mais feliz do que quando morávamos em um lugar fixo, tínhamos uma rotina de trabalho e não podíamos passear com ela toda hora. Ela virou um cachorro mais livre".

O casal não viaja com um roteiro predeterminado. Mas tem dado muita prioridade para destinos de natureza, onde consegue passear à vontade com sua border collie — uma raça canina com muita energia para gastar.

Camila e Luna - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Camila e Luna, companheira de viagem cheia de energia
Imagem: Arquivo pessoal
Leonardo, Camila e Luna em momento de descanso durante as viagens - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Leonardo, Camila e Luna em momento de descanso durante as viagens
Imagem: Arquivo pessoal

"A gente adora fazer trilhas no mato. E, nestas caminhadas, é a Luna que nos guia. Ela vai sempre na frente", relata Camila. "E ela também adora correr em praias desertas. Mas ainda tem um pouco de receio da água".

Até este momento, a pet já pôde explorar lugares de paisagens magníficas pelo país que muitos turistas humanos ainda não conhecem, como faixas de areia fofa da Península de Maraú (Bahia), trilhas cercadas por cachoeiras em Carrancas (Minas Gerais) e áreas forradas por mata Atlântica no interior de São Paulo, como o Parque da Onça Parda.

A família em Península de Maraú, na Bahia - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
A família em Península de Maraú, na Bahia
Imagem: Arquivo pessoal

Instinto canino

Em sua viagem, Leonardo e Camila têm chegado a lugares do Brasil que nunca haviam visitado. E a Luna, por sua vez, também tem vivido experiências inéditas.

O casal, por exemplo, estaciona constantemente sua Kombi em áreas de camping, que oferecem muito verde e segurança para o veículo.

E, em uma destas paradas, a pet se deparou pela primeira vez na vida com animais rurais como cabritos.

Foi muito interessante, pois ela começou a cercar alguns dos bichos, para pastorear eles. E ainda ajudou o dono do camping a levá-los até o cercadinho. Naquele momento, falou mais alto o instinto do border collie, que é um cão pastor", lembra Leonardo.

"A gente nunca tinha visto ela fazer isso".

Já em uma visita ao litoral, os viajantes tomaram um susto: a Luna jamais havia estado em uma praia e, ao entrar no mar para buscar uma bolinha, acabou engolindo muita água salgada.

Luna e Leonardo - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Luna e Leonardo
Imagem: Arquivo pessoal

"Ela passou mal, chegou a vomitar. E nós ficamos muito preocupados. Mas, por sorte, não foi nada grave. Ela ficou melhor rapidamente", relata Camila.

O casal, porém, diz que a viagem tem transcorrido quase sem sobressaltos. Segundo eles, a border collie é comportada e se adaptou bem à vida na Kombi.

Neste momento, aliás, o trio está em uma região do Brasil onde não faltarão terrenos para que todos realizem passeios no meio de paisagens naturais grandiosas: a Chapada Diamantina, na Bahia.

"Nossa viagem não tem data para acabar. Esta é a nossa vida agora", conta Leonardo, explicando que o casal tem tirado seus rendimentos da criação de conteúdo que faz para suas redes sociais.

Nossa ideia é ir para o exterior após este roteiro pelo Brasil e dar uma volta ao mundo. Um dos planos, por exemplo, é pegar a Kombi e viajar entre Ushuaia e o Alasca".