Topo

Fondue em casa: receitas fáceis, doces e salgadas, para curtir o friozinho

Fondue de queijo, um dos hits culinários do inverno - Getty Images/iStockphoto
Fondue de queijo, um dos hits culinários do inverno
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Claudia Dias

Colaboração para Nossa

01/07/2021 04h00

Baixas temperaturas pedem uma comidinha quente, mas vamos combinar que fondues são bem-vindas em qualquer época do ano, não é? Ainda mais no Brasil, país tão grande que os termômetros nem chegam a mudar drasticamente em boa parte do território.

Sendo assim, vale mesmo é aproveitar o caráter "oficial" do inverno até setembro e experimentar o prato que se revela uma verdadeira vivência gastronômica. Tem para todos os gostos, das versões tradicionais às mais inusitadas.

Trio campeão

Três tipos de fondue fazem parte do grupo clássico: de queijo, de carne e de chocolate. Na opinião do chef Cristian Bauer Martire, do restaurante Chalezinho, o ideal é degustar o trio mais popular para se ter uma experiência completa, já que cada forma requer um ritual.

Ritual do fondue pode ser feito em casa - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Ritual do fondue pode ser feito em casa
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Geralmente a fondue de queijo é servida primeiro. Trata-se da combinação de queijos derretidos com vinho — sempre servida em recipiente que recebe pouco calor de lamparina, espiriteira ou em réchaud, como as demais versões.

A ideia é acompanhar a elasticidade e o sabor do queijo amalgamado com o vinho", diz Cristian.

Tal opção, que nasceu em terras suíças, quase fronteira com a França, costuma ser acompanhada por pães variados, que são mergulhados no creme — os de casca dura, como o italiano, são ótimos. Também é comum ser consumida com batatas e legumes cozidos.

Fondue de carne - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Fondue de carne
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Já na fondue de carne — cuja origem, segundo o chef do Chalezinho, é controversa, com um pé até na Ásia —, o cozimento é feito em consommé de vinho ou óleo. Os nacos de carne, depois, são combinados com molhos variados, indispensáveis para a degustação do prato. Torradas também são bem-vindas no momento, assim como vinho, bebida mais indicada para qualquer tipo de fondue.

Doces sempre bem-vindos

Para fechar qualquer refeição, uma boa fondue de chocolate é pedida certeira. Essa versão é invenção americana, segundo Cristian — Conrad Egli, chef do Chalet Suisse, em Nova York, incluiu a versão doce como sobremesa no cardápio.

Fondue de chocolate - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Fondue de chocolate
Imagem: Getty Images/iStockphoto

"Hoje existem vários tipos de fondue doce, mas a mais famosa ainda é a de chocolate, de preferência de ótima qualidade, acompanhada de morangos frescos", pontua o especialista.

Como ele ressalta, mergulhar os pedacinhos de frutas com textura, acidez e doçura diferentes no chocolate derretido, e quentinho, é uma experiência deliciosa.

A fondue, antes de mais nada, é um estado de espírito e um convite à comensalidade", afirma.

Fondues para todos os gostos

Aprenda a preparar as receitas clássicas - de queijo, de carne e de chocolate — e outras opções bem inusitadas. Delicie-se!