Topo

Sobremesa Romeu e Juliette homenageia a estrela do BBB; aprenda a receita

De Nossa

22/06/2021 04h00

O chef paraibano Cumpade João, de Campina Grande, recebeu um saboroso desafio recentemente. "Criar uma receita para a nossa famosíssima, queridíssima e autêntica campinense Juliette", ele contou para Zeca Camargo durante o programa "Brasil com Zeca", de Nossa, no episódio que teve Elba Ramalho como convidada especial.

E foi com imensa satisfação que ele encarou a proposta: "Eu me orgulhei da forma ela também se orgulhava de levar o chapeuzinho de couro e a essência do povo nordestino", diz.

Ela pegou o dialeto dela e foi, aos trancos e barrancos, com todo mundo criticando no começo. Até que viram que ela é autêntica, é ela mesma"

Desafio aceito, Cumpade João buscou inspiração no clássico mineiro Romeu e Julieta para criar a sobremesa em homenagem à estrela do BBB, adaptando-o a sabores paraibanos — e alterando o nome para Romeu e Juliette.

O cuscuz, um ícone da culinária nordestino que foi alvo de discussões durante o reality, foi a referência para a broa de fubá que dá a base da receita.

Sobre ela vai uma generosa porção de doce de goiabada cascão e o queijo coalho, típico da região.

Você pode decorar a Romeu e Juliette com fatias de goiaba e folhinhas de hortelã - UOL - UOL
Você pode decorar a Romeu e Juliette com fatias de goiaba e folhinhas de hortelã
Imagem: UOL

Será que ficou bom? "É um pedaço do céu na terra", opinou Zeca após provar a sobremesa.

Vamos combinar?

Para fazer uma refeição completa com inspiração na Paraíba, o chef ensinou também um prato principal no Brasil com Zeca. O Rubacão Inxirido é um baião de dois "com mais sustança". Clique abaixo para ver a receita e testar em casa.

Anota aí

Brasil com Zeca vai ao ar toda sexta-feira, às 19 horas, no Canal UOL e no YouTube de Nossa, onde você também pode maratonar todos os episódios. Também confira conteúdos extra nas redes sociais de Nossa: Instagram, Twitter, e Facebook.