Topo

Cabines de avião com dois andares podem ser o futuro das viagens aéreas

Projeto "Chaise Longue", selecionado pelos jurados do prêmio internacional de excelência em inovação de interiores de aeronaves Crystal Cabin Award - Divulgação
Projeto "Chaise Longue", selecionado pelos jurados do prêmio internacional de excelência em inovação de interiores de aeronaves Crystal Cabin Award Imagem: Divulgação

De Nossa

31/05/2021 12h02

De olho nas preferências dos clientes, o Crystal Cabin Award, prêmio internacional de excelência em inovação de interiores de aeronaves, mostrou como os voos comerciais podem mudar nos próximos anos, a fim de trazer maior modernidade e conforto aos viajantes.

Um dos conceitos na lista de pré-selecionados da categoria "Escolha dos Jurados" é o Chaise Longue. O projeto consiste em poltronas econômicas com cabines de dois níveis, com cada fileira alternando entre assentos na altura do chão e outros assentos elevados a alguns metros acima do nível das cabeças.

Segundo o site "CNN Travel", o criador do projeto, o espanhol Alejandro Núñez Vicente, de 21 anos, se inspirou em experiências próprias de viagens na Europa.

O intuito principal é oferecer aos turistas, que viajam na classe econômica, maior conforto e prazer nos trajetos — com ângulos mais reclináveis, um encosto ajustável para as costas e um apoio para o pescoço desdobrável.

A atual classe econômica é frequentemente limitada a uma posição única ou ligeiramente reclinada, o que impede que o passageiro tenha uma experiência confortável e relaxante."
Alexandro Nuñez à "CNN Travel"

Como é possível ver nas imagens, a transformação daria fim aos compartimentos de bagagem superiores. A ideia, para a adaptação, é usar os espaços embaixo dos assentos para guardar as malas.

Além do "Chaise Longue", o projeto intitulado "Cloud Capsule", "Cápsula nas Nuvens" em tradução livre, também chamou a atenção dos jurados do Crystal Cabin Award.

Criado pela empresa Toyota Boshoku, nele, os compartimentos de bagagens superiores se transformam em espaços para que os viajantes da classe econômica possam se deitar, "um espaço multifuncional que se iguala à experiência dos assentos da classe executiva".

A "Cápsula nas Nuvens", de acordo com os idealizadores em entrevista à "CNN Travel", poderiam ser comprados de forma adicional à passagem e criaria "oportunidades de maiores receitas para as companhias aéreas".

Os vencedores do prêmio serão anunciados em setembro por meio de um evento virtual.