Topo

Nova poltrona de avião permite que passageiros viajem deitados na econômica

Nova poltrona de avião permite que passageiros viajem deitados na econômica - divulgação/Zephyr Aerospace
Nova poltrona de avião permite que passageiros viajem deitados na econômica Imagem: divulgação/Zephyr Aerospace

De Nossa

07/07/2020 22h14

Uma startup dos Estados Unidos criou um projeto de poltrona de avião que permite que os passageiros da classe econômica viajem deitados durante o voo. A empresa se chama Zephyr Aerospace e quer transformar a experiência de voar em algo mais prazeroso para o viajante que não dispõe de dinheiro para investir em passagens mais caras.

"A maioria das poltronas de aviões não passa por mudanças desde os anos 1970. Dos assentos de classe econômica, 99% ficam com as costas em posição vertical. Eles forçam posturas pouco naturais por horas, o que pode prejudicar a saúde", diz a companhia.

"As companhias tentam justificar as tarifas mais caras incluindo benefícios como refeições, acesso ao lounge e espaço extra para bagagem. No estudo que estamos conduzindo, 70% dos viajantes trocariam estes benefícios pela habilidade de se deitar e dormir", explica.

Os assentos desenvolvidos pela Zephyr no projeto permitem que os passageiros escolham a posição que desejarem: eles podem se deitar, esticar as pernas, se sentar com as pernas cruzadas, ou se sentar com a coluna reta e as pernas no chão.

"As companhias aéreas vão poder escolher upgrades como materiais diferentes para os assentos, cortinas com blecaute, telas de OLED, e outras amenidades opcionais", completa a empresa.

Nas imagens divulgadas, é possível ver que cada fileira comportaria quatro adultos, mas em lados (direita e esquerda) e andares diferentes — há uma escada que dá acesso às cadeiras superiores.