Topo

Por que você deve evitar café ou chá servidos em viagens de avião

Água usada para cafés e chás no avião não são filtradas e podem causar problemas sérios ao intestino do passageiro - Getty Images
Água usada para cafés e chás no avião não são filtradas e podem causar problemas sérios ao intestino do passageiro Imagem: Getty Images

De Nossa

26/05/2021 10h40

As viagens de avião podem ser cansativas. Logo, aquele café ou chá servidos pelos comissários de bordo podem ser muito pertinentes durante o trajeto. No entanto, de acordo com uma comissária de bordo no TikTok e um estudo feito por uma instituição de saúde norte-americana, talvez não seja muito saudável aceitar ambas as bebidas.

No TikTok, Kat Kamalani, que ficou conhecida por revelar os segredos dos voos, comentou em um vídeo da plataforma que a maioria dos tripulantes de avião não bebe bebidas feitas com água do avião. Isso porque, segundo ela, o líquido em questão não vem de uma garrafa filtrada, mas da torneira da aeronave.

"Regra número um: nunca consuma qualquer líquido que não esteja em uma lata ou garrafa", disse Kamalani no vídeo, que já ultrapassou mais de 500 mil curtidas na rede social.

A comissária de bordo Kamalani também relacionou a qualidade da água à raridade com que as máquinas de água quente são limpas, como contou ao site "Insider". No TikTok, a profissional incentivou as pessoas a evitar café e chá, já que as máquinas "raramente são limpas, a menos que estejam quebradas".

Perigo estudado

Estudo mostrou que a maioria das companhias aéreas fornecem água contaminada aos passageiros - Getty Images - Getty Images
Estudo mostrou que a maioria das companhias aéreas fornecem água contaminada aos passageiros
Imagem: Getty Images

O conselho da comissária deve ser levado a sério. Uma pesquisa publicada pelo Hunter College NYC Food Policy Center de Nova York, nos EUA, e o site DietDetective.com examinou os padrões da Agência de Proteção Ambiental, para segurança hídrica, e descobriu que "muitas companhias aéreas provavelmente fornecem aos seus passageiros uma água que não é saudável".

Depois de analisar 11 grandes companhias aéreas internacionais e 12 companhias aéreas regionais dos Estados Unidos, o estudo descobriu que sete das companhias aéreas internacionais e quase todas as regionais usavam água de baixa qualidade para produzir cafés e chás.

Em uma amostra anterior da Agência de Proteção Ambiental, de 2004, de 158 aviões analisados, 13% continham a bactéria coliforme — que pode causar problemas sérios de saúde ao afetar o intestino grosso, como cólicas graves e diarreia hemorrágica.

Em entrevista ao NBC 5, Cedric Spak, especialista em doenças infecciosas do Baylor University Medical Center, aconselhou as pessoas com sistema imunológico comprometido a evitar bebidas como o café e o chá durante o voo.

O profissional também observou que os pais deveriam "pensar duas vezes" antes de encher a mamadeira com água da torneira do avião.