PUBLICIDADE
Topo

"Sinfonia do Mar" faz parte do menu da live de Zeca Camargo; veja receita

O prato de arroz cremoso leva um mix de frutos do mar, especialidade do chef Arthur - Divulgação
O prato de arroz cremoso leva um mix de frutos do mar, especialidade do chef Arthur
Imagem: Divulgação

Eduardo Vessoni

Colaboração para Nossa

25/07/2020 04h00

A gastronomia do paraibano Arthur Lira, de 42 anos, é feita de lembranças da cozinha da avó, de onde saíam o arroz de leite e a carne de sol. "A minha inspiração é a simplicidade e a minha comfort food é a própria Paraíba", define o chef.

É nesse clima familiar que Arthur vai preparar sua Sinfonia do Mar junto com Zeca Camargo no programa #BrasilCozinhaComigo, neste domingo (26), ao meio dia, ao vivo no YouTube de Nossa (coloque o lembrete para não esquecer!).

O prato, um dos mais pedidos no seu estabelecimento, é uma das opções de arroz cremoso da casa e leva ingredientes como lagosta na manteiga, camarão, lula e polvo.

Nas palavras do próprio chef, "é como uma orquestra que contempla uma riqueza de ingredientes".

Seu cardápio é conhecido pelos arrozes com cremes como o de pimentão vermelho que Arthur vai preparar neste domingo, e que acompanha uma pasta com molho branco feita com farinha de trigo, manteiga, leite e sal.

"É uma receita fácil que qualquer pessoa pode fazer", estimula o chef. Só não pode colocar muita água no creme, "para não enfraquecer a pasta", e o arroz deve ser sempre o branco pois fica mais macio ao ser cozido.

Como explica o chef, a diferença entre seus arrozes cremosos e o risoto é que esse último deve ser feito somente com arroz arbóreo. "Ele solta mais amido e deve ser cozido na hora", diz.

E quem já se sentou para comer em uma das mesas de seu restaurante na Ponta do Seixas, que se prepara para a retomada na próxima semana, entende o motivo das filas na porta desse estabelecimento familiar.

arthur lira - Reprodução - Reprodução
Chef Arthur Lira: das cozinhas dos EUA para a beira-mar de João Pessoa
Imagem: Reprodução
Técnico em Gastronomia pela FPB (Faculdade Internacional da Paraíba) e presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) paraibana, Arthur começou como ajudante de cozinha e saiu como chef, durante os 10 anos em que atuou em cozinhas de Orlando, nos Estados Unidos.

É dessa experiência no exterior que vêm as técnicas que Arthur trouxe na bagagem de volta para o Brasil, decidido a abrir seu próprio negócio junto com os irmãos. O resto é inspiração que vem do mar bem na porta de casa.

"Tive quer me reinventar dentro da cozinha, até porque o forte nos Estados Unidos não eram os frutos do mar", explica.

Entre as versões que Arthur costuma preparar estão os arrozes cremosos de abóbora e o de parmesão. Outro clássico no seu Estaleiro é a pescada amarela, levemente, empanada e com camadas de creme branco e bananas fritas.

#BrasilCozinhaComigo

zeca camargo - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Zeca está ao vivo, todo domingo, no YouTube de Nossa
Imagem: Mariana Pekin/UOL
O #BrasilCozinhaComigo é a nova série de Nossa, o canal de lifestyle do UOL. Todo domingo, Zeca Camargo recebe um convidado de uma região diferente do país, para trocar receitas e histórias. Na próxima live, no domingo (26), ao meio dia, no Youtube de Nossa. Além do chef Arthur, Zeca receberá Elaine Melo, vencedora da primeira edição do reality "No Limite", que foi ao ar há 20 anos. Quer uma palhinha do programa? Veja os melhores momentos da live com Marisa Orth e convidados da Serra Gaúcha.