Topo

Zeca Camargo ensina a fazer Tacacá Chique paraense em #BrasilCozinhaComigo

De Nossa

05/07/2020 12h57

Separe tapioca, camarão, tucupi, jambu e todos os sabores do Pará. Em sua estreia no UOL e no Nossa, em co-produção com MOV, a produtora de vídeos do UOL, Zeca Camargo mostrou ao vivo como se faz um Tacacá Chique e espalhou seu #BrasilCozinhaComigo pelos quatro cantos do país.

Ao lado de Eliana Ferreira, o apresentador relembrou suas viagens ao estado do Norte, o Mercado-Ver-o-Peso em Belém e a maior data da região, o Círio de Nazaré.

Eliana, boieira e cozinheira em Mercado-Ver-o-Peso, há 32 anos conta que faz peixe frito, pirarucu, camarão, sopa, dadinho de xapi, bolinho de filhote, mas que a receita apresentada neste domingo (5) é novidade — e um presente do chef Alessandro Oliveira, em Bragança (no Pará), para Eliana.

Sobrevivente da pandemia

"Todo dia estou no mercado, é minha essência", conta. Agora de volta à ativa, a cozinheira conta que passou maus bocados durante a pandemia e foi infectada pela covid-19, contagiando seu marido e sua bebê.

"Ficamos em quarentena, já estamos trabalhando e muito felizes em voltar. Foram dias muito difíceis", relembra. "A princípio eu não acreditava que ia chegar em mim, só acreditei quando chegou mesmo".

Receita de Tacacá Chique

Ingredientes

  • Tapioca
  • Tucupi
  • Jambu (fresco de preferência)
  • Açúcar demerara
  • Camarão

Modo de preparo

Tire as folhas do jambu e salgue o camarão
Reduza o tucupi com chicória. Ferve, escorre, ferve novamente e encorpa com a tapioca.
Bate o jambu no liquidificador, leve ao fogo com açúcar demerara, para ficar como uma geleia.

Fazer a tapioca e cortar meio rústica.

Montagem: Tapioca, com uma base de tucupi, coloca a geleia de jambu
Coloque o camarão no palitinho e prenda na base.

O tacacá chique de Zeca e de Eliana, direto de Belém do Pará - Reprodução/Youtube - Reprodução/Youtube
O tacacá chique de Zeca e de Eliana, direto de Belém do Pará
Imagem: Reprodução/Youtube

Por que o Pará?

"Escolhi o Pará porque amo o estado e a cozinha é uma delícia e específica", diz Zeca, que teve ajuda de amigos para encontrar os ingredientes em São Paulo.

Durante a live, Zeca ainda revelou um convite especial de sua amiga, a cantora Fafá de Belém. Este ano, o apresentador será embaixador de uma varanda do , em outubro. Por conta da pandemia de coronavírus, a festa será virtual.

A paixão de Zeca pelo estado e pelo evento, data de pelo menos quatro anos. "Fiquei totalmente encantado quando vi", afirma.

 Basílica de Nazaré durante o Círio - Marcelo Seabra/Ag.Pará - Marcelo Seabra/Ag.Pará
Basílica de Nazaré durante o Círio
Imagem: Marcelo Seabra/Ag.Pará

A cerimônia começa sexta e tem toda a cerimônia de fé, mas a apoteose é no domingo de manhã, pessoas com muita fé, abraçadas na corda. "Quando fui a primeira vez, eu pirei. Já viajei o mundo todo e vi manifestações de fé diversas, mas nunca vi algo como o Círio de Nazaré", diz Zeca.

Fui mais anos, não ano passado, e veio uma tal de pandemia. E veio Fafá me salvar", comemora."Vamos de uma outra maneira, mas não menos forte".

Um passeio pelo Mercado Ver-o-Peso

Na cozinha com Zeca

Na live, Zeca mostra como é sua cozinha — e como a de todo mundo que adora as panelas, um pouco bagunçada. "Cozinha é peça central e a moldura não é só para lives, é para receber os amigos e conversar enquanto cozinho", diz.

Além da cozinha, outra diversão da quarentena tem sido montar quebra-cabeça, que fica
em frente à cozinha, na sala de jantar, num desafio semanal

"Tá chato esse isolamento? Tá. Vamo quebrar a rotina? Vamo. Live é para isso"

Acompanhe todo domingo

Você pode acompanhar a live, transmitida diretamente da casa de Zeca, todos os domingo ao meio-dia, no portal do UOL e no YouTube de Nossa (coloque já o lembrete para não perder), além do Facebook do UOL, Twitter do UOL, Instagram de Nossa (@nossa_uol) e no Instagram do apresentador.