PUBLICIDADE
Topo

Receita de uma panela só, cortadinho de quiabo é prato fácil de fazer

Com quiabo e charque, o cortadinho é uma receita de família de Cleise, do @lardacleise - Arquivo pessoal
Com quiabo e charque, o cortadinho é uma receita de família de Cleise, do @lardacleise Imagem: Arquivo pessoal

Cíntia Marcucci

Colaboração para Nossa

08/07/2020 04h00

Fabiana Cleise

Fabiana Cleise

QUEM É

Ela nasceu em Governador Magabeira (BA) e hoje mora na cidade baiana de Lauro de Freitas. Mãe de 5 filhos, compartilha sua rotina com a casa e, principalmente, suas receitas, no perfil @lardacleise

Sabe aquelas pessoas que fazem uma receita de cabeça, sem pensar muito em quantidades e que tudo sai bom? Assim é a Fabiana Cleise Cerqueira de Oliveira, de 39 anos, que comanda o perfil Lar da Cleise no Instagram.

"Eu trabalhava como analista de sistemas, mas quando os gêmeos nasceram e me tornei mãe de cinco, acabei parando de trabalhar fora. O Lar da Cleise foi uma ideia que tive naquela época, em 2016, para compartilhar minha rotina e, assim, preencher um pouco do vazio que se formou ao deixar minha carreira", conta.

instachef - fabiana cleise - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
"Dona de casa empoderada", como se define, compartilha receitas e dicas com seus seguidores
Imagem: Arquivo pessoal
Cleise diz que, dos serviços domésticos, cozinhar é o que ela mais gosta, embora dê dicas também de como administrar e organizar toda a casa, do orçamento às compras e manutenção dos espaços.

"Antes de criar o Lar da Cleise, também trabalhei, em casa, fazendo bolos decorados. Não consegui conciliar com a rotina de dona de casa e mãe, pois as crianças ainda eram bem pequenas", conta.

Simples e práticas

No Instagram, ela conseguiu achar seu jeito: posta pratos simples e aos poucos foi ganhando mais e mais seguidores e fazendo sucesso.

Acho que a verdade que eu coloco no que eu faço e meu senso de humor que acabaram trazendo isso"

Tem receita que o pessoal pede para repetir sempre, como a do pão de assadeira, e criações como o cortadinho de quiabo, receita de família que ela compartilha com Nossa.

"Gosto de fazer comidas que tenham memória afetiva, que lembram a casa de mãe, de vó... E gosto de caprichar na apresentação, afinal, comemos com os olhos, né?", diz.

A receita de cortadinho de quiabo, que leva o legume e também charque, ela aprendeu com a mãe, que fazia o prato toda semana e ela repete a tradição.

Meio sem medidas, juntando os ingredientes todos em uma mesma panela, é só fazer um arroz branco para acompanhar, mas ela deu as quantidades médias que usa para a receita de Nossa poder ser feita até por quem não tem a mão boa na cozinha. E se quiser variar, siga a dica da Cleise e troque as carnes por camarão seco — fica um prato primo do caruru.