Topo

Queridinho da Ivete, ele foi de competidor a jurado de realities culinários

"A mais comentada da Bahia" com Ivete - Arquivo pessoal
"A mais comentada da Bahia" com Ivete Imagem: Arquivo pessoal

De Nossa

08/09/2022 04h00

Não é nada comum que, de um ano para o outro, um participante de reality de gastronomia vá para o outro lado do jogo e se torne jurado. Mas foi o que aconteceu com Cadu Moura.

Integrante do time do chef mineiro Leo Paixão na temporada 2021 de "Mestre do Sabor", na Globo, ele se consagrou finalista da competição pelas suas habilidades culinárias. Não levou o prêmio para casa, mas alcançou o que gostaria: "Construí uma base de fãs que me acompanha. Vi que era capaz de encantar".

O carisma somado à estratégia de redes sociais ao maior estilo Manu Gavassi no BBB 2020 (com direito a gravações de vídeos em duas versões, a vencedora e a perdedora) o impulsionaram a estrear há menos de um mês em outro programa.

Faz parte do júri do "Rolling Kitchen Brasil", do GNT, ao lado da chef Heaven (ex-MasterChef), da humorista Arianna Nutt e do apresentador Paulo Vieira.

Nos episódios, duplas de famosos encostam a barriga no fogão para se enfrentarem e a culinária é tratada com mais leveza do que em os outras disputas da TV aberta.

Neste contexto, Cadu tem espaço não só para demonstrar o paladar exigente, como também para fazer o público dar risada.

A cozinha temperada com gracinhas também é sucesso do Instagram, onde acumula 80 mil seguidores, ensina receitas como a tostada de camarão abaixo e cultiva o slogan "a mais comentada da Bahia".

Na cola de Veveta

Cadu Moura - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Cadu no "Mestre do Sabor"
Imagem: Divulgação/TV Globo
Cadu Moura - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
e de Ivete no Carnaval
Imagem: Arquivo pessoal

Uma das pessoas que o têm como queridinho é Ivete Sangalo. A admiração é mútua. Em todo Carnaval, ele se veste de "Veveta" e, sempre que pode, a imita em vídeos no Instagram.

O primeiro encontro mais próximo aconteceu de supetão. Fabricio Lemos, dono do restaurante soteropolitano Origem, onde Cadu trabalha, o ligou pedindo para substituir com urgência uma funcionária que passou mal.

"Quando cheguei lá, Ivete ia começar o jantar. Ele me chamou de última hora porque em outra ocasião que havia uma reserva dela eu tive diarreia de tão nervoso que fiquei. Levei até presente, mas no fim ela não pode ir".

Dessa vez, eu não consegui andar. Comecei a chorar. Tiveram que me arrastar, mesmo com 1,93 de altura. Foi um dos dias mais emocionantes da minha vida".

Cadu Moura - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
No time de Leo Paixão, Cadu foi finalista do reality da Globo
Imagem: Divulgação/TV Globo

Desde então, a cantora vez ou outra comenta nas redes sociais do fã. Também chegou a levantar torcida para o nordestino durante a final de "Mestre do Sabor".

"Um dia num show ela falou: 'Cadu, a mais comentada da Bahia'. É uma amizade de milhões. E eu finjo naturalidade", conta o cozinheiro.

Trabalho duro

O fuzuê, é claro, chama a atenção. Mas por trás da personalidade espirituosa está um profissional sério que comemora dez anos de carreira.

Cadu Moura - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Cadu Moura é jurado do "Rolling Kitchen"
Imagem: Divulgação/TV Globo

A paixão pelo fogão surgiu na infância, quando notou que aprender as técnicas da cozinha o faria comer melhor e conquistar elogios da família.

O hobby passou a trabalho ao ingressar na Universidade Federal da Bahia após um ano de cursinho. A fim de destacar-se na turma e encher os olhos dos professores, comprava louças para apresentar os seus pratos.

As portas da primeira oportunidade profissional foram abertas por Fabricio Lemos, que à época trabalhava no prestigiado restaurante Amado, também em Salvador.

Inspirado por ele, que é meu melhor amigo e pai de coração, sempre quis estar com os melhores".

No seu currículo também constam outros nomes admirados na gastronomia. Entre eles Alex Atala, do paulistano DOM, e Onildo Rocha, do paraibano Grupo Roccia, com quem entrou no ramo de eventos.

Em João Pessoa, comecei a 'roubar' arranjos para deixar a mesa de comida tão bonita quanto a dos docinhos. Isso acabou virando uma tendência na cidade"

Cadu Moura - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Ele participou do Criança Esperança 2022
Imagem: Divulgação/TV Globo

A última parada antes de partir para as gravações da competição culinária global foi o Buffet Amado, comandado por Edinho Engel.

"Fazíamos festas todos os fins de semana para até 2.500 pessoas". Entre os casamentos celebrados está matrimônio da irmã de Gabriela Pugliesi, que ficou conhecido como o foco da disseminação do coronavírus.

Agora, o trabalho com as panelas estão mais para um panelaço, já que a ideia é seguir fazendo barulho na mídia:

Eu gosto de causar. Fazer o que todo mundo já fez me cansa".

Clique na imagem abaixo para conferir a receita completa:

Tostada de vinagrete morna de camarão

Ver receita completa