Topo

Cremoso igual pudim, desmamada é um bolo típico em cidade de Minas; aprenda

Bolo feito com ingredientes que costumam estar na despensa surpreende pela textura - Arquivo pessoal
Bolo feito com ingredientes que costumam estar na despensa surpreende pela textura Imagem: Arquivo pessoal

Gabrielli Menezes

De Nossa

04/05/2022 04h00

Pedro Barbosa

Pedro Barbosa

QUEM É

Com apenas 27 anos e muito talento, o mineiro fez carreira no Grupo Maní. Em 2021, foi vice-campeão do reality "Mestres do Sabor", no qual se destacou pela destreza e criatividade ao fazer sobremesas.

Sim, o bolinho se chama desmamada mesmo. Do verbo desmamar. E o que se conta em Paracatu, berço mineiro do doce, é que a receita surgiu para alimentar bebês.

"Como ficavam longe dos filhos durante o trabalho, as escravas deixavam pronto um bolo cremoso feito de mingau. Pela textura, lembra pudim", conta o cozinheiro Pedro Barbosa, que nasceu na cidade e compartilha o preparo com Nossa.

A lista de ingredientes é composta por itens fáceis que muita gente já tem na despensa. Em resumo, usa-se leite, que é batido com farinha de trigo e cozinhado na panela com sal e açúcar. À mistura, acrescenta-se coco, manteiga e, depois de esfriar, claras em neve misturadas com gema.

Pedro Barbosa - Desmamada - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Os ingredientes separados
Imagem: Arquivo pessoal
Desmamada em tamanho pequeno - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Desmamada em tamanho pequeno
Imagem: Arquivo pessoal

Antes de partir para o "vamos ver", tenha em mãos duas formas grandes de pudim untadas para levar o líquido ao forno preaquecido a 180 graus por 30 ou 40 minutos.

O bolo fica mais cremoso em formas maiores".

Clique na imagem abaixo e confira a receita completa em texto:

Desmamada

Dificuldade Fácil
60 min
Ver receita completa

Dos doces caseiros à alta gastronomia

Pedro mora em São Paulo há sete anos e se lembra com carinho desse e outros quitutes típicos da sua região. Ele considera Minas Gerais o celeiro das quitandas, senhoras que fazem dos doces preparados no fogão a lenha o seu ganha-pão.

Pedro Barbosa - Desmamada - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Açúcar e canela são polvilhados ao final
Imagem: Arquivo pessoal

Uma dessas mulheres é a sua avó. "Desde molequinho ajudava ela a fazer pirulitos de açúcar para vender no fim da tarde e garantir renda".

Vê-la cozinhando me fez criar amor pela comida".

Não por acaso Pedro se formou em gastronomia. A experiência profissional começou em 2015, quando se mudou para a capital paulista e chegou ao restaurante Maní, comandado por Helena Rizzo, atual jurada do MasterChef que ganhou o título de melhor chef do mundo em 2014. "Ver o prêmio indo para uma brasileira me inspirou muito. Mandei mensagem e me aceitaram como estagiário".

Pedro Barbosa - Desmamada - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Pedro entrou no "Mestres do Sabor" fazendo sobremesa
Imagem: Arquivo pessoal

Pedro passou pela cozinha de produção e ficou dois anos na praça das entradas, onde aprendeu a aplicar técnicas de confeitaria para pratos salgados. Seguiu como subchefe do restaurante e foi escolhido como chef da Casa Manioca (braço do grupo dedicado a eventos), cargo que ocupa até hoje.

Em 2021, seu talento alcançou a TV com a participação do reality "Mestres do Sabor", da Globo. No bem-sucedido percurso, que lhe rendeu a segunda colocação geral, o rapaz de 27 anos percebeu que tinha uma intimidade especial com as receitas açúcaradas para além do afeto.

"Nenhum cozinheiro entrou no programa fazendo um doce e eu quis enfrentar esse desafio. Fiz esferas de maçã verde com sorvete de iogurte, coentro e limão. Todos os jurados ficaram interessados e eu escolhi o Leo Paixão".

Após a chegada triunfal, ele virou o confeiteiro do time. "De 12 provas, fiz sobremesa em nove. Considero o doce muito importante porque é a finalização da refeição. Graças ao que aprendi no Maní, consegui brincar com ingredientes diferentes, como feijão".

Saí da minha zona de conforto em busca da gastronomia e da confeitaria que o nosso país merece".

Assista ao vídeo e veja como fazer a desmamada: