Topo

OPINIÃO

Arnaldo: Pelo que vi de Pelé em fita, o que mais se assemelha é o Cristiano

Do UOL, em São Paulo

17/03/2021 04h00

Cristiano Ronaldo bateu o recorde de gols de Pelé em partidas oficiais no último fim de semana ao marcar os três gols da Juventus na vitória por 3 a 1 diante do Cagliari, pelo Campeonato Italiano, o que retomou comparações dos maiores jogadores de diferentes gerações.

No podcast Posse de Bola #108, Arnaldo Ribeiro afirma que vê semelhanças nas características de Cristiano Ronaldo com Pelé, na dedicação, a preparação física e a busca pela perfeição em todos os quesitos dentro de campo na base do treino e não apenas do talento natural.

"Sobre o Cristiano Ronaldo e o Pelé, para mim, pode parecer uma heresia, eu não vi o Pelé jogar, só vi em fita, nunca vi no estádio e é uma das grandes frustrações que eu tenho. Para mim, o jogador de futebol que mais se assemelha ao que eu vi em fita ao Pelé, é o Cristiano Ronaldo. Por aquilo que o Mauro falou, ele faz e ele trabalha para fazer tudo da melhor forma e ele é fisicamente privilegiado", afirma Arnaldo.

"O Pelé foi considerado, eu não entendia quando foi eleito o atleta do século, eu não conseguia comparar futebol aos outros esportes, mas é o atleta do século, talvez o Cristiano Ronaldo seja o atleta do outro século pelo que ele consegue fazer, pelo esforço também", completa.

Mas se Cristiano Ronaldo se aproxima, guardadas as proporções, a Pelé, onde estaria Lionel Messi na história? Arnaldo cita o argentino mais próximo ao estilo de Diego Maradona no talento com a bola nos pés.

"O Maradona é diferente do Pelé completamente, o Messi está mais para Maradona, o Cristiano Ronaldo está mais para Pelé, guardando evidentemente às proporções, mas como atleta. E outra, ele consegue lidar com isso nessa era dos superstars, da fama, ele era o cara que ficava olhando para o telão e a galera falava achando que ele iria se perder naquilo e não se perdeu", diz o jornalista.

Enquanto Cristiano Ronaldo e Lionel Messi já se aproximam dos últimos anos de carreira devido à idade, dois jovens talentos ganham espaço no futebol europeu, o francês Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain, e o norueguês Erling Braut Haaland, do Borussia Dortmund. Arnaldo os vê como possíveis sucessores do português e do argentino, ao mesmo tempo que considera que o brasileiro Neymar não aproveitou a lacuna entre as gerações para se colocar no mesmo patamar.

"Entre essa geração dos dois e a do Mbappé e do Haaland tem um vácuo e era para ser preenchido pelo Neymar, não foi porque ele não quis. Se o Neymar tivesse 1/18 do esforço do Cristiano Ronaldo e da dedicação à profissão de jogador de futebol, talvez ele estivesse aí nesse patamar, ele não está, a gente nem cita, a gente pula de Messi e Cristiano Ronaldo para Mbappé e Haaland, e não cita o Neymar, que é o cara que estaria entre essas idades, o mais talentoso para estar entre essas idades, mas a gente não cita, ele não está nem para lá, nem para cá", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.