Topo

Cristiano Ronaldo se recupera de fiasco com gols, recorde e elogio de Pelé

Cristiano Ronaldo comemora gol da Juventus contra o Cagliari - Enrico Locci/Getty Images
Cristiano Ronaldo comemora gol da Juventus contra o Cagliari Imagem: Enrico Locci/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/03/2021 04h00

Recorde de gols, fim do jejum de "hat-tricks", resposta aos críticos e uma atuação irrepreensível. Assim foi o fim de semana de Cristiano Ronaldo, autor dos três gols da vitória da Juventus sobre o Cagliari por 3 a 1, ontem (14), pelo Campeonato Italiano. Foi uma resposta rápida em campo depois da frustrante eliminação para o Porto nas oitavas de final da Liga dos Campeões.

Ao atingir 760 gols, o atacante português se tornou o maior artilheiro da história em jogos oficiais, superando Pelé em três gols. De quebra, Cristiano Ronaldo recebeu uma declaração cheia de elogios do Rei do Futebol. E retribuiu em grande estilo.

"Não há nenhum jogador no mundo que não ouviu falar de histórias sobre seus jogos, gols e feitos. E eu não sou exceção. Por essa razão estou cheio de alegria e orgulho pelo reconhecimento do gol que me coloca no topo da lista de artilheiros, superando o recorde de Pelé. Isso é algo que nunca sonhei quando eu era criança na Madeira."

A atuação de CR7 foi muito mais além. Em um intervalo de 32 minutos diante do Cagliari, o português voltou a conseguir um "hat-trick" (termo usado para designar quando um jogador marca três vezes em uma só partida) depois de mais de um ano.

O Cagliari havia sido também a sua última vítima em uma vitória por 4 a 0 no dia 6 de janeiro de 2020. Esse foi apenas o terceiro "hat-trick" de Cristiano Ronaldo com a camisa da Juventus. Ele também havia conseguido o feito em um triunfo por 3 a 0 sobre o Atlético de Madri na Liga dos Campeões de 2019. Na ocasião, o time italiano precisava exatamente de um triunfo por três gols de diferença para passar de fase.

Fazer três gols em uma só partida não é algo corriqueiro na carreira de um jogador de futebol. Mas, mesmo assim, Cristiano Ronaldo, já conseguiu a proeza 57 vezes. Desse total, 44 foram pelo Real Madrid. Nove aconteceram pela seleção portuguesa e uma pelo Manchester United.

A última vez que Cristiano Ronaldo havia ficado tanto tempo sem anotar um "hat-trick" aconteceu no início da carreira. Passou um ano e cinco meses desde o primeiro deles -ainda pelo Manchester United em dezembro de 2008- até o segundo, em maio de 2010 já atuando pelo Real Madrid.

A maior vítima de Cristiano Ronaldo nesse quesito é o Sevilla, que em cinco oportunidades foi vazado pelo português três vezes em um só jogo. Atlético de Madri, Getafe, Espanyol e a seleção da Lituânia levaram um "hat-trick" dele outras três vezes.

O desempenho de Cristiano Ronaldo acontece cinco dias depois da eliminação da Juventus da Liga dos Campeões, mesmo com uma vitória por 3 a 2 (somatória entre tempo normal e prorrogação) sobre o Porto em casa -na ida, os portugueses haviam ganhado por 2 a 1. A queda precoce nas oitavas de final havia gerado muitas críticas sobre a atuação do português.

Nos dias seguintes à desclassificação, houve rumores de uma possível saída do jogador da Juventus, o que foi prontamente rechaçado pelo clube. "O Cristiano Ronaldo vai ser o futuro da Juventus, tenho a certeza. É um privilégio tê-lo conosco. Estamos muito satisfeitos por podermos contar com um campeão como ele", afirmou o diretor do clube, Fabio Paratici.