PUBLICIDADE
Topo

Futebol

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Mauro Cezar: A situação no Vasco pode vir a ser pior que a do Botafogo

Do UOL, em São Paulo

27/02/2021 04h00

O futebol do Rio de Janeiro teve dois clubes rebaixados para a Série B do Campeonato Brasileiro, com as quedas de Botafogo e Vasco, enquanto o campeão Flamengo e o Fluminense, classificado para a Libertadores, permanecem na elite. E no caso cruzmaltino, há ainda a situação indefinida devido ao pedido de anulação do jogo contra o Internacional no STJD.

No podcast Posse de Bola #103, Mauro Cezar Pereira afirma que a situação do Vasco pode ser mais complicada que a do Botafogo para a montagem de um time visando a recuperação do clube devido à disputa política que ocorre em São Januário, uma das razões que ele considera para que o presidente Jorge Salgado mantenha a reclamação a respeito do jogo com o Inter.

"A guerrilha política lá é feroz e a ausência do Eurico Miranda criou ainda um vácuo maior ainda, que bem ou mal o Eurico conseguia controlar ali, não que o Eurico fosse um bem para o Vasco, acho que não, mas ele controlava alguns grupos. Agora, não, agora é uma briga de foice no escuro o tempo todo", afirma Mauro Cezar.

"Acho que é o maior problema, o Vasco com menos receita, na segunda divisão e já vai começar a temporada com essa briga. E mais, se ele não conseguir a anulação do jogo, também vai tomar pau lá dentro na política do Vasco. 'Se fosse o Eurico anulava esse jogo, se fosse fulano anulava, o presidente não tem peito'. Então é muito difícil a situação", completa.

Para o jornalista, a questão política do Vasco pode atrapalhar no planejamento e a montagem do time, enquanto no caso do Botafogo a direção consegue ter paz para uma preparação mais discreta, com um elenco modesto que possa fazer um papel digno.

"Eu acho que a situação do Vasco pode ser pior que a do Botafogo, sabia? O Botafogo vai ter mais paz para montar um time de segunda divisão, mais modesto e de repente conseguir organizá-lo, já contratou um técnico, já observou, teve essa vitória do São Paulo que deu ali uma confiança para alguns garotos que de repente podem ser úteis", diz Mauro Cezar.

"Se souber observar o mercado, monta um time ali modesto, claro, para o Botafogo, para as tradições do Botafogo, e acho que pode vir a ser competitivo. O Vasco já começa com o coro comendo, com essa briga toda, e isso piora ainda a situação para o Vasco da Gama, porque é mote para muita discussão interna", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Futebol