PUBLICIDADE
Topo

Rodolfo Rodrigues

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Série B de 2021 terá recorde de ex-campeões brasileiros na disputa

Jogadores do Cruzeiro se reúnem no gramado antes de partida contra o Operário-PR - Alessandra Torres/AGIF
Jogadores do Cruzeiro se reúnem no gramado antes de partida contra o Operário-PR Imagem: Alessandra Torres/AGIF
Rodolfo Rodrigues

Rodolfo Rodrigues é apaixonado por números e estatísticas no futebol. Foi repórter do Lance!, editor da Placar e do prêmio Bola de Prata ESPN e é autor de dez livros sobre futebol.

Colunista do UOL

25/02/2021 23h28

Com o rebaixamento do Vasco nesta quinta-feira (25), a Série B de 2021 já tem os seus 20 clubes confirmados e com a presença de 5 ex-campeões brasileiros pela primeira vez na competição desde 1971.

Além do Vasco, outros dois ex-campeões da Série A de 2020 que caíram para a segunda divisão de 2021 foram o Botafogo e o Coritiba, que vão se juntam agora com Cruzeiro e Guarani, que não conseguiram o acesso na última edição da Série B de 2020.

Desde a primeira edição da Série B, em 1971, a segunda divisão do Campeonato Brasileiro chegou a contar com o máximo de 4 ex-campeões e em duas oportunidades: 2005 (com Bahia, Grêmio, Guarani e Sport) e em 2006 (com Atlético-MG, Coritiba, Guarani e Sport).

Nos últimos anos, a presença de ex-campeões tem sido constante. Depois de 2014, quando a Série B teve apenas o Vasco, a competição contou com pelo menos dois ex-campeões. Em 2019, inclusive, foram 3 (Coritiba, Guarani e Sport).

A Série B de 2021 será também a edição com a presença de mais times que fazem parte da lista dos 12 grandes do futebol brasileiro. Além do Cruzeiro, que vai para o seu segundo ano consecutivo na 2ª divisão, a edição deste ano terá Vasco e Botafogo. Na história do Brasileiro, tivemos dois grandes na mesma edição apenas duas vezes. Em 1982, com Corinthians e Palmeiras na Taça de Prata (que dava acesso no mesmo ano à 1ª divisão —e o Corinthians subiu) e em 2003, com Palmeiras e Botafogo, que foram campeão e vice respectivamente.

Ex-campeões na Série B do Brasileirão (1971-2021)

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)