Topo

Podcast

Posse de Bola

Programa semanal de futebol com Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi


ANÁLISE

Posse de Bola #103: Flamengo bicampeão, São Paulo no G4, Grêmio x Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

26/02/2021 12h24

O Flamengo perdeu o jogo diante do São Paulo no Morumbi, mas levou o título brasileiro, o seu segundo consecutivo e oitavo na história da competição, em uma rodada na qual o concorrente Internacional não conseguiu passar de um empate sem gols diante do Corinthians. Sem o brilho da temporada anterior, o time rubro-negro fecha o Brasileirão com a taça após ter liderado apenas duas rodadas.

No podcast Posse de Bola #103, os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam a conquista do Flamengo, as reclamações do Internacional em relação à arbitragem, que deu e depois anulou um pênalti no jogo do Beira-Rio e o que acabou definindo o Campeonato Brasileiro em uma temporada atípica, sem a presença do torcedor em meio a uma pandemia que já matou mais de 250 mil pessoas no Brasil.

"O Flamengo é campeão brasileiro mais uma vez porque tem o melhor time do país e prevaleceu no campeonato de pontos corridos o melhor time, apesar de tudo. Apesar de, aparentemente, ninguém querer ser campeão, ontem mais uma vez isso ficou demonstrado, porque aconteceu aquilo que era o que pior poderia acontecer para o torcedor colorado, o Flamengo perder e o Inter não vencer", afirma Juca.

"Se o Flamengo tivesse vencido, teria pelo menos esse consolo. 'Bom, não adiantava a gente ganhar. O Flamengo ganhou e acabou'. Mas não, o Flamengo perdeu e o Inter não foi capaz de fazer um gol no Corinthians", completa.

O jornalista afirma que a situação de pandemia, com os torcedores impedidos de irem aos jogos, teve influência no nível técnico inferior da competição e do próprio time do Flamengo, que não repetiu as atuações da campanha vencedora de 2019.

"Eu quero ressaltar alguns aspectos do por que este Covidão-2020 terminou desta maneira. Eu não tenho dúvida em que o fato de não ter torcida durante o campeonato influenciou negativamente demais o campeonato e principalmente o Flamengo", diz Juca.

"Por não poder jogar com a Nação a seu lado, tanto no Maracanã, como em boa parte dos estádios brasileiros. Não tenho dúvida de que isso influenciou a maneira, enfim, o pouco futebol que mais uma vez o Flamengo jogou, como ontem, por exemplo, jogou uma partida muito ruim", completa.

Em relação ao jogo contra o São Paulo, perdido por 2 a 1, com gols de Luciano e Pablo, em participação ruim do jovem goleiro Hugo, Juca chama a atenção para como Rogério Ceni não consegue vencer seu ex-clube e o goleiro não tem sorte diante do mesmo adversário.

"Quero lembrar que nos próximos Flamengo e São Paulo, a direção do Flamengo tem que tomar duas providências: não deixar o Rogério Ceni no banco, porque realmente parece que desde que o Flamengo eliminou o Rogério Ceni do São Paulo, alguém rogou uma praga e o Flamengo não ganha mais do São Paulo, porque é impressionante essa escrita recente entre os dois times", afirma Juca.

"E a direção do Flamengo também tem que providenciar que o Hugo não jogue, porque parece que ele não dá sorte quando enfrenta o São Paulo, mais uma vez ele foi decisivo para a derrota", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.