Topo

Olhar Olímpico

Jogador brasileiro com coronavírus não sabe como pegou doença

Demétrio Vecchioli

Do Olhar Olímpico

19/03/2020 18h26

Primeiro atleta do esporte brasileiro diagnosticado com o novo coronavírus, o pivô Maique, do Paulistano, não tem ideia de onde pode ter contraído o Covid-19. O jogador ficou internado de domingo até ontem (18) em um hospital em São Paulo, recebeu alta, e agora está sendo tratado de casa. Em vídeo distribuído pelo clube dele, o jogador do NBB disse ter tomado um susto.

"Fui sim diagnosticado com coronavírus. Tomei um susto, não imaginava contrair esse vírus, não sei onde peguei. Estou me sentindo muito bem. Estou em casa, em tratamento, o clube tem me dado todo apoio nesse momento. E eu queria que todos tomassem muito cuidado com seus amigos, familiares. Vamos pensar como um todo nesse momento, para a gente combater esse vírus o mais rápido possível", afirmou.

Sem revelar que o jogador era Maique, o Paulistano só informou ontem (18) pela manhã à Liga Nacional de Basquete (LNB) sobre o ocorrido com um jogador seu que começou a sentir os sintomas do coronavírus na sexta (13) e foi internado no domingo (15). Sem conhecer o caso, a LNB manteve o NBB com jogos até domingo, o último deles envolvendo a Unifascisa, da Paraíba, e o São Paulo. O time paraibano jogou contra o Paulistano de Maique na segunda-feira da semana passada, dia 9.

"No dia 15 de março (domingo) o atleta se sentiu febril pela manhã e foi encaminhado imediatamente ao Pronto Socorro do Hospital Beneficência Portuguesa, onde foi isolado e submetido a uma série de exames. O resultado positivo do teste para Covid-19 foi liberado no início da noite de 17 de março", informou o Paulistano. O jogo entre São Paulo e Unifascisa ocorreu naquele mesmo dia, à tarde.

O Paulistano também comunicou que todos os jogadores, comissão técnica e funcionários do clube ligados ao basquete que tiverem contato próximo ao atleta entraram em quarentena seguindo "rigidamente" as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Quando os primeiros sintomas apareceram, na sexta, o NBB ainda estava sendo realizado normalmente. Naquele dia a liga decidiu que apenas fecharia portões. Pressionada, voltou atrás no domingo, depois de quatro partidas sem público.

Mas a Unifascisa voltou a jogar, no próprio domingo, contra o São Paulo. Informados só ontem do risco, os jogadores e os membros da comissão técnica do time paraibano foram colocados em quarentena e estão isolados, ainda que nenhum deles tenha tido sintomas. "Todos estão em constante avaliação", disse a assessoria de imprensa. O clube já havia paralisado os treinamentos.

O São Paulo também está atento. O clube já tinha orientado os jogadores a ficarem em casa desde a suspensão do NBB, após o jogo contra o Unifascisa, e por enquanto também nenhum atleta apresentou qualquer tipo de sintoma do novo coronavírus. A comissão técnica vai estudar a necessidade de submetê-los a exames.

Maique é reserva do Paulistano. Aos 26 anos, o pivô natural de Campos, no Rio, tem média de 7,7 pontos, 5,2 rebotes e 0,6 assistências na temporada. Na carreira ele jogou por Botafogo, Vitória, Liga Sorocabana de Basquete, Macaé e Franca. Na atual temporada ele tem sua melhor média de pontos.