Topo

'Olimpíada precisa acontecer em 2021 a qualquer preço', diz ministra japonesa

Mulher com máscara passa pelos anéis olímpicos em Tóquio - Issei Kato
Mulher com máscara passa pelos anéis olímpicos em Tóquio Imagem: Issei Kato

08/09/2020 10h24

A Olimpíada de Tóquio precisa ser realizada "a qualquer preço" em 2021, disse hoje a ministra da Olimpíada do Japão, Seiko Hashimoto.

Falando em uma coletiva de imprensa, Hashimoto disse que os Jogos deveriam acontecer para o bem dos atletas, independentemente dos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus.

Em março, o governo japonês e o Comitê Olímpico Internacional (COI) tomaram a decisão inédita de adiar os Jogos, agendados originalmente para começar em julho deste ano, até 2021 por causa do vírus.

"Todos os envolvidos com os Jogos estão trabalhando juntos para se prepararem, e os atletas também estão fazendo esforços consideráveis para o ano que vem", disse Hashimoto na coletiva de imprensa.

"Acho que temos que realizar os Jogos a qualquer preço", acrescentou. "Quero concentrar todos nossos esforços em medidas contra o coronavírus."

Autoridades do governo japonês, do governo municipal de Tóquio e do comitê organizador dos Jogos se reuniram pela primeira vez na semana passada para determinar passos para coibir o coronavírus no evento.