Topo

Copa 2018

Infantino diz estar comprometido com árbitro de vídeo na Copa do Mundo

Gianni Infantino concede entrevista antes de sorteio de grupos da Copa do Mundo - Alexander Nemenov/AFP
Gianni Infantino concede entrevista antes de sorteio de grupos da Copa do Mundo Imagem: Alexander Nemenov/AFP

26/02/2018 17h34

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, disse à Reuters nesta segunda-feira que não mudou de ideia sobre o uso da tecnologia do Árbitro de Vídeo (VAR) na Copa do Mundo deste ano, apesar de polêmicas recentes envolvendo o novo mecanismo.

Seu homólogo da Uefa, Aleksander Ceferin, disse, porém, que o sistema não será usado na próxima temporada da Liga dos Campeões.

O VAR, que permite que o árbitro analise decisões em um monitor ao lado do campo ou consultando um assistente que monitora o jogo por vídeo, foi testado em diversas competições ao longo do último ano.

O Conselho da Federação Internacional de Futebol (Ifab), o órgão decisório do esporte, deve decidir no sábado se autoriza seu uso de forma permanente, e Infantino disse que, se o VAR for aprovado, a Fifa o utilizará no Mundial deste ano na Rússia.

Mas o sistema tem gerado controvérsias, especialmente no Campeonato Italiano, no qual houve casos de penalidades revogadas após uma espera de vários minutos ou gols anulados por infrações mínimas depois de esperas semelhantes.

Críticos dizem que ele tirou a espontaneidade do esporte e confundiu os torcedores.

"Temos que basear as decisões em fatos, e não sentimentos", argumentou Infantino nos bastidores do Congresso da Uefa.

"Os fatos são que, de quase mil partidas que foram testadas, a taxa de precisão dos árbitros foi de 93 por cento para 99 por cento".

"Se nós pudermos fazer, ou eu puder fazer algo para que a Copa do Mundo não seja decidida pelos erros de um árbitro, então acho que é nossa tarefa fazê-lo", disse.

"Muito mais tempo é gasto em laterais e cobranças de falta do que na correção de uma decisão potencialmente errada com o VAR, então ainda estou muito otimista", completou.

Copa 2018