Topo

O que ele aprontará agora? Torcedores relembram 'causos' de Suárez na Copa

Luis Suárez faz defesa para evitar gol de Gana nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010 - Michael Steele/Getty Images
Luis Suárez faz defesa para evitar gol de Gana nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010 Imagem: Michael Steele/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

24/11/2022 10h37

Classificação e Jogos

Luis Suárez inicia hoje (24) a disputa de sua quarta Copa do Mundo. Atacante do Uruguai em 2010, 2014 e 2018, o experiente atleta acumula alguns lances controversos e, ao mesmo tempo, heroicos em suas participações nos Mundiais.

Confirmado como titular na estreia contra a Coreia do Sul, Suárez foi relembrado por vários torcedores por sua trajetória repleta de acontecimentos com La Celeste.

"O que Luisito Suárez vai aprontar nessa Copa?", diz um internauta, utilizando imagens (veja abaixo) das duas principais polêmicas do atacante, nas Copas de 2014 e 2010.

Entre mordidas e gols decisivos

Em 2010, Suárez parecia ser apenas um coadjuvante no ataque uruguaio, formado pelos já veteranos Diego Forlán e Loco Abreu. Porém, o atacante se tornou mesmo um protagonista.

Já havia sido o autor dos gols na vitória das oitavas, mas, na partida seguinte, o ex-Barcelona impediu que a Gana marcasse um gol no último lance da prorrogação, ao colocar a mão na bola praticamente debaixo das traves. O meia Asamoah Gyan desperdiçou a penalidade. Na disputa de pênaltis, o Uruguai venceu a seleção africana, para alegria de Suárez.

Luis Suárez e Giorgio Chiellini durante o episódio da mordida na Copa do Mundo FIFA de 2014 - Matthias Hangst/Getty Images - Matthias Hangst/Getty Images
Luis Suárez e Giorgio Chiellini durante o episódio da mordida na Copa do Mundo FIFA de 2014
Imagem: Matthias Hangst/Getty Images

Nova polêmica em 2014. Caindo no grupo considerado da morte, ao lado de Itália e Inglaterra, Suárez ficou marcado por dois lances distintos: os gols na vitória sobre os ingleses, que praticamente colocaram a seleção na fase seguinte, e um descontrole que viralizou no mundo. Ao disputar com Chiellini, da Itália, o uruguaio simplesmente abocanhou o ombro do zagueiro. A mordida repercutiu, o atleta foi suspenso por nove jogos, não entrou mais em campo no Mundial, e ficou quatro meses afastado dos gramados.

Mais discreto em 2018, Suárez não protagonizou nenhuma grande polêmica, mas anotou dois tentos na fase de grupos, nas vitórias sobre Arábia Saudita e Rússia, e ajudou uma nova classificação uruguaia ao mata-mata, pela terceira vez consecutiva. Em confronto duríssimo contra a poderosa seleção de Portugal nas oitavas, foi dele a assistência para Cavani, que garantiu a vitória sul-americana por 2 a 1.

Ao todo, Luisito soma 7 gols e 4 assistências em 13 partidas pela seleção uruguaia nas Copas. O que será que ele vai aprontar em sua "Última Dança", no Qatar?

Quem deve ser o 'camisa 9' da seleção brasileira na Copa do Mundo?

Resultado parcial

Total de 8328 votos
44,52%
ANADOLU AGENCY / GETTY IMAGES
43,05%
FRANCK FIFE / AFP
12,43%
Lucas Figueiredo/CBF