Topo

Professor e 'falta' em Deyverson: quem é árbitro que tem esposa no OnlyFans

Néstor Pitana durante a partida entre Uruguai e França na Copa do Mundo de 2018 - Franck Fife/AFP
Néstor Pitana durante a partida entre Uruguai e França na Copa do Mundo de 2018 Imagem: Franck Fife/AFP

Do UOL, em São Paulo

03/09/2022 04h00

Néstor Pitana, árbitro argentino que tem jogos históricos no currículo, virou notícia em diversos veículos de comunicação ao redor do mundo, mas, dessa vez, não por seus feitos dentro das quatros linhas. O motivo é que sua esposa, Romina Ortega, decidiu entrar para o OnlyFans e tem feito sucesso na plataforma. Ela oferece conteúdo exclusivo por US$ 29 dólares por mês (cerca de R$ 150,4 na cotação atual).

Apesar disso, o que muitas pessoas não sabem é que Pitana teve diversas profissões antes de se firmar como árbitro de futebol.

Mil e uma utilidades

Nascido em um povoado chamado Corpus Christi, logo adolescente jogou basquete e futebol em vários clubes. Como tem 1,92 metro de altura, Pitana chegou até a seleção da sua província. Já no futebol, ele ficou mesmo em clubes pequenos da sua região.

Quanto mais velho, Néstor se formou professor de educação física. Precisando de dinheiro, também atuou como carcereiro no filme 'La Furia', de 1997, foi socorrista e segurança de uma boate.

Copa do Mundo

Já no mundo da arbitragem, Pitana tem até final de Copa do Mundo em seu currículo. Ele estreou como árbitro na liga da província de Misiones em 2006, virando profissional da AFA (Associação de Futebol Argentino) em 2007, e da Fifa em 2010.

O argentino veio para o Brasil para apitar a Copa do Mundo de 2014. No entanto, seu ápice foi na Copa da Rússia. Em 2018, realizou o sonho de arbitrar a final do Mundial.

"Foi a maior emoção desde que me avisaram que eu seria pai", definiu Pitana.

Nestor Pitana cumprimenta Hugo Lloris e Luka Modric, capitães de França e Croácia - Christian Hartmann/Reuters - Christian Hartmann/Reuters
Nestor Pitana cumprimenta Hugo Lloris e Luka Modric, capitães de França e Croácia na final da Copa do Mundo de 2018
Imagem: Christian Hartmann/Reuters

Pitana x Deyverson

Néstor Pitana foi o árbitro da final de Copa Libertadores de 2021 entre Palmeiras e Flamengo, em Montevideo, no Uruguai.

Sem chamar atenção ao longo do confronto, seja por erros ou situações duvidosas, o argentino foi um dos protagonistas de um lance que marcaram a grande decisão.

Já no final da prorrogação, quando o Palmeiras ganhava por 2 a 1, Deyverson cometeu uma falta. Após isso, Pitana deu um leve toque nas costas do atacante, como que pedindo ao jogador que se apressasse. O atleta do Palmeiras, então, caiu e rolou no gramado, simulando uma agressão. O lance acabou viralizando.