PUBLICIDADE
Topo

Dirigente de Tóquio 2020 propõe mudar encerramento dos Jogos Olímpicos

Jogos Tóquio 2020 poderão não ter cerimônia de encerramento  - ISSEI KATO
Jogos Tóquio 2020 poderão não ter cerimônia de encerramento Imagem: ISSEI KATO

28/04/2020 17h48

O presidente do comitê local dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020, que acontecerão no próximo ano em Tóquio, no Japão, propôs o cancelamento de dois atos simbólicos para reduzir gastos relativos aos eventos poliesportivos, adiados por causa da pandemia da Covid-19.

Em entrevista publicada nesta terça-feira pelo jornal "Nikkan Sports", Yoshiro Mori sugeriu que não fossem realizadas a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos, assim como a Cerimônia de Abertura dos Paralímpicos.

O dirigente esportivo, além disso, garantiu que não existe possibilidade de um novo adiamento nos eventos, assim, se não for possível realizá-los nas datas programadas, a única solução será o cancelamento de ambos.

Cerimônia Única

Mori propõe que haja apenas uma única Cerimônia de Abertura, no dia 23 de julho, e uma de Encerramento geral, em 5 de setembro. O presidente do Comitê Local, no entanto, admite ser uma mudança drástica e difícil, já que precisaria do apoio dos Comitês Olímpico e Paralímpico.

"Espero que todos os envolvidos entendam que o adiamento para 2021 é o primeiro na história das Olimpíadas", afirmou o dirigente, que explicou não saber exatamente o custo financeiro da alteração da data dos eventos, provocada pela pandemia da Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.

Na entrevista publicada hoje, Mori definiu os Jogos como "Olimpíadas dramáticas", devido a crise provocada pelo patógeno, que surgiu na China e, em poucos meses, se espalhou por todo o mundo.

O dirigente, inclusive, deixou claro que não vê espaço para novas mudanças no calendário das duas competições, admitindo que, em caso de impossibilidade de disputa, a próxima medida deverá ser definitiva.

"Se for assim, serão cancelados. Por isso, se trata de jogar com a sorte", afirmou.

Inicialmente, a Abertura dos Jogos Olímpicos está prevista para 23 de julho de 2021, e o Encerramento para 8 de agosto, ambas no Estádio Nacional de Tóquio, onde também acontecerão os eventos que iniciam e concluem os Paralímpicos, em 24 de agosto e 5 de setembro do mesmo ano, respectivamente.

Olimpíadas