Quem é Luis Rubiales, dirigente espanhol que beijou jogadora na final da Copa

O beijo do presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, em Jenni Hermoso na entrega das medalhas após a conquista da Copa do Mundo feminina gerou revolta nas redes sociais, nos ministros do governo espanhol e obrigou-o a pedir desculpas. Protagonista da cena polêmica, Rubiales ganhou "fama" por diversas situações na presidência da entidade máxima do futebol espanhol.

No cargo desde 2018, Luis Rubiales é ex-jogador e tem um caminho repleto de ações questionadas durante seu mandato à frente do futebol espanhol. Quando atuava, Rubiales foi um jogador caracterizado pela entrega em campo e pela pouca qualidade técnica. Por causa disso, não teve oportunidades em grandes clubes do país e atuou em equipes como Xerez, Levante e Alicante.

Logo após parar de jogar, no início de 2010, Rubiales foi eleito presidente da Associação de Jogadores da Espanha, uma espécie de Sindicato dos atletas de futebol, dando início a sua carreira "política" dentro do esporte. Sete anos depois, seguiu para a presidência da Real Federação Espanhola de Futebol. Na eleição, Luis Rubiales comprou briga declarada com Javier Tebas, atual presidente de La Liga, por se opor à forma do adversário pensar o futebol e, desde de então, os dois discordam frequentemente.

No comando da Federação, Luis Rubiales não ficou isento das polêmicas. Em 2020, o tio do ex-jogador acusou publicamente Rubiales de pagar uma festa com cerca de 10 jovens mulheres em Ibiza com dinheiro da entidade. O caso não teve sequência ou investigação policial após a denúncia.

No início de 2022, Luis Rubiales se envolveu em outra polêmica envolvendo o dinheiro recebido pela Federação Espanhola de Futebol. Na época, áudios de uma conversa entre Rubiales e Piqué, então zagueiro do Barcelona, foram vazados e mostravam um possível esquema para pagamento de valores por fora dos contratos no acordo que levou a disputa da Supercopa da Espanha para a Arábia Saudita.

Os dois envolvidos foram denunciados pelo Ministério Público da Espanha por corrupção, e o ex-zagueiro chegou a abrir mão de seu cargo como intermediário da negociação durante um período. O caso continua sendo investigado pelo governo espanhol.

Mesmo tendo sido presidente da Associação de atletas de futebol do país durante a década de 2010, Luis Rubiales ficou ao lado do treinador Jorge Vilda na confusão entre o técnico e as jogadoras da seleção espanhola durante a preparação e a Copa do Mundo de 2023. Comandando a equipe desde 2015, Vilda viu suas atitudes com as atletas serem expostas quando 15 jogadoras enviaram uma carta reclamando de ações como revista nas sacolas e mochilas das jogadoras após compras e proibição de se trancar a porta dos quartos da concentração antes do fim da noite.

Durante a Copa do Mundo de 2023, o racha entre atletas e comissão técnica ficou evidente em diversos momentos, como nas coletivas da seleção espanhola antes dos jogos em que Jorge Vilda e uma atleta não se olhavam durante as perguntas dos jornalistas. Apesar disso, Luis Rubiales defendeu e manteve o treinador no cargo.

Deixe seu comentário

Só para assinantes