PUBLICIDADE
Topo

MMA


MMA

Em grande luta, Whittaker bate Cannonier e se aproxima de disputa de título

Robert Whittaker superou Jared Cannonier por decisão unânime dos juízes no UFC 254 - Josh Hedges/Zuffa LLC via Getty Images
Robert Whittaker superou Jared Cannonier por decisão unânime dos juízes no UFC 254 Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC via Getty Images

Ag. Fight

Ag. Fight

24/10/2020 17h29

Pelo co-main event do UFC 254, realizado neste sábado (24), na 'Ilha da Luta', em Abu Dhabi (EAU), os dois primeiros colocados do ranking peso-médio (84 kg) duelaram pelo provável próximo 'title shot' da categoria. Em um combate eletrizante e bastante técnico, Robert Whittaker superou Jared Cannonier por decisão unânime dos juízes após três rounds disputados.

Com a vitória, o ex-campeão pode ter sacramentado seu posto de próximo desafiante ao cinturão peso-médio, atualmente sob poder de Israel Adesanya. Número um do ranking e já com dois triunfos sobre lutadores do topo da categoria depois de perder seu título, Whittaker não deve ter concorrência pelo seguinte 'title shot'.

A luta

O primeiro round do confronto viu Cannonier apostando em potentes chutes baixos, que fizeram o rival perder a base algumas vezes. Por sua vez, Whittaker usou mais variação de golpes e imprimiu mais volume de jogo, ainda que sem levar perigo ao americano.

O segundo assalto transcorreu de forma parecida com a etapa inicial. O americano incomodando o ex-campeão com seus potentes chutes e o australiano mostrando as mãos mais afiadas, atingindo o rival com boas combinações de socos.

Aparentemente mais cansado, Cannonier, logo no início do último round, foi atingido por uma sequência de golpes que o levaram ao chão. Com o adversário debilitado, Whittaker foi para cima e quase finalizou o combate, mas o americano conseguiu se recuperar a tempo. Com a luta de volta em pé, o australiano seguiu demonstrando mais precisão e velocidade, mas restando menos de um minuto quase acabou surpreendido por um golpe aplicado pelo oponente.

No dia do aniversário, Volkov retoma o caminho das vitórias

Vindo de derrota para Curtis Blaydes, Alexander Volkov conseguiu vencer Walt Harris e se recuperar na organização. O russo, que completou 32 anos neste sábado, demonstrou sua superioridade técnica e, com um chute frontal na altura das costelas do adversário, abriu o caminho para a vitória por nocaute técnico, no início do segundo round da disputa.

De olho em voltar à corrida por uma disputa de título, Volkov - sétimo colocado no ranking peso-pesado - citou o nome do brasileiro Júnior 'Cigano' como um dos alvos para seu próximo compromisso. Por sua vez, Walt Harris sofreu a segunda derrota consecutiva na liga e pode perder posições na lista top 15 da categoria.

Em duelo de estreantes, 'Megatron' atropela australiano

Dezoito segundos. Foi o tempo de luta que o estreante Phil 'Megatron' Hawes precisou para nocautear Jacob Malkoun, companheiro de treinos do ex-campeão peso-médio Robert Whittaker e que também fazia sua primeira apresentação no UFC. Com o resultado, o americano, oriundo do programa 'Contender Series', soma agora nove vitórias e duas derrotas em sua carreira. Já o australiano sofreu o primeiro revés de sua carreira, em cinco combates.

'Lucky' finaliza e pede disputa de título

Diante de Liliya Shakirova, que substituiu Cynthia Calvillo de última hora, Lauren Murphy conquistou sua primeira vitória por finalização na carreira, ao aplicar um mata-leão no segundo round da luta. Aproveitando a oportunidade com o microfone nas mãos, na entrevista pós-luta, a americana, que agora soma quatro triunfos consecutivos, pediu pelo próximo 'title shot' do peso-mosca (57 kg) feminino, contra a vencedora da disputa entre Valentina Shevchenko e Jennifer Maia, que acontece em novembro.

Quinta colocada no ranking da divisão até 57 kg do Ultimate, Murphy ainda destacou seu retrospecto recente na categoria para cobrar o primeiro lugar na lista top 15. Posição atualmente ocupada pela brasileira Jéssica 'Bate-Estaca', ex-campeã peso-palha (52 kg) da franquia, e que estreou na divisão com vitória sobre Katlyn Chookagian, no evento do UFC realizado no fim de semana passado, também na 'Ilha da Luta'.

Confira os resultados do UFC 254:

Robert Whittaker venceu Jared Cannonier por decisão unânime dos juízes;
Alexander Volkov venceu Walt Harris por nocaute técnico;
Phil Hawes venceu Jacob Malkoun por nocaute;
Lauren Murphy venceu Liliya Shakirova por finalização;
Magomed Ankalaev venceu Ion Cutelaba por nocaute;
Tai Tuivasa venceu Stefan Struve por nocaute;
Casey Kenney venceu Nathaniel Wood por decisão unânime dos juízes;
Shavkat Rakhmonov venceu Alex 'Cowboy' por finalização;
Da Un Jung e Sam Alvey empataram;
Miranda Maverick venceu Liana Jojua por nocaute técnico (interrupção médica);
Joel Alvarez venceu Alexander Yakovlev por finalização.

MMA